Marighella
Imagem promocional para o filme Marighella, com o ator Seu Jorge, que dá vida ao personagem principal do longa, dirigido pelo cineasta e também ator Wagner Moura (Imagem: Divulgação / O2 Filmes)

Depois de muita polêmica e de ter sua estreia adiada, o filme Marighella finalmente ganhou uma nova data de estreia. Agora, já há um novo compromisso acertado para a chegada do longa nos cinemas brasileiros. E foi escolhido o dia 14 de maio para o lançamento do filme, que tem direção de Wagner Moura, ator e cineasta. O anúncio veio por meio das páginas oficiais do filme nas redes sociais.

Na publicação do Instagram, a divulgação do anúncio do filme veio com a frase-tema que embala o longa: “A única luta que se perde é aquela que se abandona”. Produzido pela O2 Filmes, Marighella tinha data agendada anteriormente para chegar aos cinemas de todo o Brasil no dia 20 de novembro de 2019. Entretanto, isso não aconteceu. E, segundo o diretor Wagner Moura, uma motivação política decidiu o cancelamento à época.

Em entrevista à coluna de Leonardo Sakamoto, do portal UOL, o diretor explicou: “Como grande empresa, a O2 não pode chegar e dizer que a Ancine censurou o filme. Mas eu posso. Sustento o que já disse. É uma censura diferente, mas é censura, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não há uma ordem transparente por parte do governo para que isso aconteça, no entanto, já vimos Bolsonaro publicamente dizer que a cultura precisa de um filtro. E esse filtro seria feito pela Ancine”.

Estrelado por Seu Jorge, o filme já passou por eventos internacionais, como o Festival de Berlim. Durante sua exibição na capital alemã, o longa, que aborda a vida do guerrilheiro baiano entre os anos de 1964 e 1969, chamou atenção e recebeu aplausos do público. Integram o elenco, além de Seu Jorge, os atores Humberto Carrão, Bruno Gagliasso e Adriana Esteves.

ANÚNCIO

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui