George R. R. Martin comenta sobre final de As Crônicas de Gelo e Fogo

George R R Martin (Foto: HBO Divulgação)

George R. R. Martin é o criador da série de livros As Crônicas de Fogo e Gelo, que deram origem à famosa série Game of Thrones da HBO. Contudo, por conta de não ter terminado de escrever toda a história, Martin pôde ajudar ajudar os co-criadores da série David Benioff e D.B. Weiss somente até a quarta temporada. A partir daí, a dupla passou a criar as próprias tramas, que culminou em um final na oitava temporada que deixou a maioria dos fãs insatisfeitos e fizeram até um abaixo assinado para a HBO refazer o final.

Mas de acordo com uma entrevista que George R. R. Martin deu ao jornal alemão Welt, o final de seus livros será bem diferente do que foi mostrado nas séries. Os dois últimos livros que o Martin está escrevendo levam o nome de The Winds of Winter e A Dream of Spring. A entrevista, o autor afirmou: “As pessoas conhece um final – mas não do fim”. Ele ainda disse que não esperava que a serie fosse tão além dos livros que ele havia publicado.

As Crônicas de Fogo e Gelo contam até o momento com cinco volumes. A saga começou a ser escrita em 1991 e teve seu primeiro volume publicado em 1996. A história dos livros se passa na fictícia terra de Westeros, onde os Sete Reinos disputam o Trono de Ferro. Os dois últimos livros ainda não tem previsão de lançamento.

A série Game of Thrones foi iniciado em 2011 e teve seu final em 2019, somando 73 episódios. O elenco principal contou com Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Emilia Clarke, Iain Glen, Kit Harington, Sophie Turner, Maisie Williams, Peter Dinklage e Isaac Hempstead Wright. No IMDb, o seriado teve a nota 9,3 / 10, e no Rotten Tomatoes teve 89% de aprovação de crítica e 86% de aprovação do público.