Globo de Ouro toma atitude sobre período de elegibilidade e afeta o Oscar; Entenda

Sob o comando de Tina Fey e Amy Poehler, Globo de Ouro 2021 foi adiado (Imagem: Reprodução)

O Globo de Ouro estenderá o prazo de elegibilidade aos produtores de cinema. O anúncio foi feito pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA, Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood) responsável pela organização e entrega dos prêmios, que agora passam a ter o mesmo período de elegibilidade do Oscar de 2021. Podem concorrer as produções exibidas entre primeiro de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.

Para as categorias de televisão, a data válida para elegibilidade é a anterior, que vai do primeiro ao último dia do ano de 2020. O prazo de inscrições para os projetos de televisão se encerra em 30 de novembro. A HFPA também informou que após o encerramento das inscrições, os membros da organização elegerão seus candidatos favoritos aos prêmios de televisão entre 30 de dezembro de 2020 a 12 de Janeiro de 2021, enquanto os votos para as categorias de cinema ocorrerão entre 13 a 30 de janeiro de 2021.

A 78ª edição do Globo de Ouro deve acontecer no dia 28 de fevereiro. A data original seria logo no primeiro domingo de janeiro e foi remarcada, por causa da pandemia do novo coronavírus. A organização da premiação chegou a divulgar uma nota na qual explicou que a decisão de mudar a data foi para “Acomodar tanto as produções do cinema e da TV, seja americana ou internacional.”

Coincidência ou não, a nova data do Globo de Ouro e a mesma que inicialmente estava agendada para o Oscar, que foi adiado para 25 de abril, após anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Tina Fey e Amy Poehler seguem no posto de anfitriãs da próxima edição do Golden Globes. Com a pandemia, mudanças na elegibilidade das produções para concorrerem nas categorias. Agora os cerca de 90 votantes não precisam necessariamente ter a sua presença marcada em exibições oficiais dos filmes indicados em salas de cinema localizadas na área de Los Angeles. Como era regra anteriormente.

 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.