Globoplay sofre ataque de hackers e revela se ação afetou dados dos assinantes

Globoplay
Globoplay (Foto: Divulgação)

Os usuários do aplicativo Globoplay levaram um susto na noite do último sábado (16), após receberem uma mensagem que anunciava que a plataforma de streaming da Globo havia sido invadida por um suposto ataque de hackers.

Os assinantes receberam, na ocasião, notificações com uma mensagem suspeita assinada por um grupo que se intitula OurMine, que contava ainda com a hashtag #GshowHack. O fato repercutiu nas redes sociais e muitos internautas entraram em pânico sem saber se o ataque era real e se os dados dos seus celulares seriam comprometidos. Outros chegaram a levantar o fato de tudo não passar de uma estratégia de marketing para a divulgação de um novo produto.

O ataque, entretanto, não foi executado com a finalidade de roubar informações dos usuários do serviço de Video On Demand (VOD), e sim, fazer um alerta sobre a vulnerabilidade do sistema. O grupo costuma fazer ações como estas nas redes de grandes grupos de comunicação, tecnologia, empresas e famosos, com o intuito de chamar a atenção para “melhorar a segurança” do aplicativo.

Neste domingo (17), a Globoplay divulgou um comunicado em que informava sobre o ataque de hackers e garantiu que a estrutura da plataforma não foi afetada e garantiu que os dados dos seus usuários não foram comprometidas.

Apesar do pronunciamento, as reclamações continuaram nas redes sociais e muitos ameaçaram cancelar o serviço. A Globo, então, enviou um email aos assinantes, já nesta segunda-feira (18), na qual enfatizava que o sistema não havia sofrido nenhuma violação e que os dados dos clientes estavam protegidos, então não havia necessidade de deixarem de usar a plataforma por este motivo. 

“Reforçamos que o sistema de envio de mensagens não tem qualquer ligação com o banco de dados do Globoplay e todas as informações continuam preservadas e protegidas em um ambiente totalmente seguro. Ao mesmo tempo, gostaríamos de tranquilizá-los e confirmar que nenhum dado foi vazado e a plataforma pode ser usada sem nenhum risco para os usuários. Caso tenha desinstalado o aplicativo, baixe novamente com segurança e continue curtindo conosco suas séries favoritas”, dizia a Globoplay no texto.

Assinantes do Globoplay receberam mensagem de hackers (Imagem: Reprodução)

View this post on Instagram

#Repost @globoplay ・ ⚠️ Uma informação importante para todos os nossos usuários: O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece: 1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications; 2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados. 3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. 4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor. 5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada. 6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

A post shared by Globo (@redeglobo) on

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.