
Os usuários do aplicativo Globoplay levaram um susto na noite do último sábado (16), após receberem uma mensagem que anunciava que a plataforma de streaming da Globo havia sido invadida por um suposto ataque de hackers.
Os assinantes receberam, na ocasião, notificações com uma mensagem suspeita assinada por um grupo que se intitula OurMine, que contava ainda com a hashtag #GshowHack. O fato repercutiu nas redes sociais e muitos internautas entraram em pânico sem saber se o ataque era real e se os dados dos seus celulares seriam comprometidos. Outros chegaram a levantar o fato de tudo não passar de uma estratégia de marketing para a divulgação de um novo produto.
O ataque, entretanto, não foi executado com a finalidade de roubar informações dos usuários do serviço de Video On Demand (VOD), e sim, fazer um alerta sobre a vulnerabilidade do sistema. O grupo costuma fazer ações como estas nas redes de grandes grupos de comunicação, tecnologia, empresas e famosos, com o intuito de chamar a atenção para “melhorar a segurança” do aplicativo.
Neste domingo (17), a Globoplay divulgou um comunicado em que informava sobre o ataque de hackers e garantiu que a estrutura da plataforma não foi afetada e garantiu que os dados dos seus usuários não foram comprometidas.
Apesar do pronunciamento, as reclamações continuaram nas redes sociais e muitos ameaçaram cancelar o serviço. A Globo, então, enviou um email aos assinantes, já nesta segunda-feira (18), na qual enfatizava que o sistema não havia sofrido nenhuma violação e que os dados dos clientes estavam protegidos, então não havia necessidade de deixarem de usar a plataforma por este motivo.
Em destaque
“Reforçamos que o sistema de envio de mensagens não tem qualquer ligação com o banco de dados do Globoplay e todas as informações continuam preservadas e protegidas em um ambiente totalmente seguro. Ao mesmo tempo, gostaríamos de tranquilizá-los e confirmar que nenhum dado foi vazado e a plataforma pode ser usada sem nenhum risco para os usuários. Caso tenha desinstalado o aplicativo, baixe novamente com segurança e continue curtindo conosco suas séries favoritas”, dizia a Globoplay no texto.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.