Há vinte anos, série adolescente mostrou primeiro beijo gay da TV e ator diz o que sentiu

Kerr Smith
Kerr Smith é o novo nome de Riverdale (Imagem: Divulgação)

Já faz vinte anos desde que Kerr Smith deu o primeiro beijo homossexual do horário nobre da TV americana em Dawson’s Creek. Naquela época, seu personagem, Jack, havia saído do armário na temporada anterior, mas atravessou vários percursos (e muitas lágrimas) até finalmente conseguir beijar o garoto que gostava. Se antes, ele lidava com a frustração de ser um jovem gay numa família conservadora do interior dos Estados Unidos, só quando ele foi para a faculdade é que se aceitou, e conseguiu conquistar seu amor.

“Lembro disso como se fosse ontem. Foi algo enorme. Naquela época, não era apenas algo incrível para o programa – era algo incrível em toda a indústria. Eu estava nervoso”, disse ele em uma entrevista à revista TV Guide. O ator que esteve em Riverdale como o diretor carrasco Mr. Honey, disse que foi um momento de orgulho.

“Adam Kaufman também estava nervoso. Acho que Joshua Jackson nem estava trabalhando naquele dia, e acabou aparecendo no set, o que era incomum. Ele queria dar uma força. Estou muito orgulhoso do que fizemos na época. Não acredito que já faz 20 anos”, continuou. Smith disse ainda que como era de se esperar ficou apreensivo sobre como a cena seria recebida pelo público, mas não se negou a fazê-la, pelo contrário, se comprometeu porque sabia a importância daquilo para o público que podia estar passando pelo mesmo drama do personagem.

“O Greg Berlanti [produtor executivo], o Kevin Williamsom [criador da série] e eu sabíamos que o que estávamos fazendo causaria impacto na sociedade, e apenas levaria as pessoas a aceitarem as outras pessoas por serem quem são. Quem se importa com a orientação sexual dos outros? Quem se importa com a nossa religião? A ninguém interessa isso, somos apenas um ser”.

O ator revelou que agora, duas décadas depois fica feliz ao ver o progresso da sociedade em relação a isso, e cita Riverdale que teve vários personagens gays. “Corta para 20 anos depois e estamos aqui em Riverdale, com vários personagens gays. Isso mostra onde chegamos. Não foi grande coisa, mas para mim, naquela época, era a maior coisa do mundo. Estou feliz como mudamos”. Dawson’s Creek está disponível na Amazon Prime Video, e na Globoplay.