HBO Max esclarece seus planos para filmes da DC Comics

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (Imagem: Divulgação)

A HBO Max foi lançada há pouco mais de duas semanas, e apesar de já ter um catálogo considerável, muitos mais filmes chegarão a partir de 1º de julho. Contudo, para que novos filmes entrem, outros terão que sair e entre eles estão clássicos da DC Comics, como o Batman de Tim Burton e Joel Schumacher, Batma vs. Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça.

O plano da HBO Max é apresentar uma programação rotativa de filmes da DC que mudará a cada mês. Um porta voz da empresa deu uma declaração ao Observer onde afirmou: “Temos uma coleção de filmes em DC que serão rotacionados na plataforma. Temos um novo lote chegando em julho e outro em agosto. E acabei de confirmar que o lote que está no momento retornará”.

Entre os filmes que estarão disponíveis a partir de 1º de julho estão Aquaman, Shazam!, Coringa e Lanterna Verde. Esta decisão de rotacionar filmes da DC Comics pode estar relacionada ao fato de influenciar outro serviço de streaming que faz parte da WarnerMedia, que é o DC Universe. Ou seja, os filmes que saíram da HBO Max tem grandes chances de irem para o serviço de streaming companheiro.

Essa prática de rotatividade já é bem conhecida pela Marvel e a Disney, conhecida como Moratória Disney. Quando Bob Iger assumiu como CEO da Disney em 2000, todos os filmes da Casa do Mickey iam para as lojas. E como os filmes estavam sempre nas lojas, a empresa percebeu um desinteresse por parte do público.

Assim para os filmes não encalharem a empresa adotou uma estratégia criada por Iger de colocar poucas cópias nas prateleiras e por um determinado tempo. Após esgotarem as cópias, o filme só seria lançado alguns anos depois, mas sem avisar quando seria. Isso influencia a lei da oferta e procura, fazendo com que as pessoas pagassem mais caro para ter seus filmes.

Essa ideia de rotatividade pode ser uma boa estratégia tanto para medir a audiência como também influenciar assinaturas tanto da HBO Max e da DC Universe.