Documentário Democracia em Vertigem foi indicado ao Oscar 2020; Jair Bolsonaro não gostou da indicação e detonou a produção (Imagem: Divulgação/Netflix)

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, os indicados ao Oscar 2020, cuja cerimônia acontecerá no mês que vem. Entre os indicados na categoria Melhor Documentário está Democracia em Vertigem, que é da diretora brasileira Petra Costa. A produção chegou ao Brasil em junho de 2019 e é distribuído pela Netflix. Quem não gostou muito da indicação foi o presidente Jair Bolsonaro.

O enredo do documentário é focado no processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e na crise política no Brasil. Nesta terça-feira (14), Bolsonaro cumprimentou eleitores na entrada do Palácio da Alvorada. A respeito da decisão da Academia, ele disse que apenas quem gosta de “lixo” considera a produção de qualidade. “Ah, não, pera. Ficção. Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme”. Questionado pelo jornal Folha de S. Paulo, ele revelou que não assistiu ao filme, afirmando que não vai “perder tempo com uma porcaria dessas”.

Petra Costa comemorou a indicação ao Oscar 2020

Enquanto isso, a diretora Petra Costa comemorou a indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar 2020, que é o maior prêmio de cinema do mundo. “Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes”, afirmou ela usando suas redes sociais.

Petra já havia assinado outros documentários premiados, como foi o caso de Elena, de 2012, e Olmo e Gaivota, de 2014. O primeiro foi reconhecido no Festival de Brasília, enquanto o segundo levou um troféu no Festival do Rio. Ao Oscar, essa foi a primeira indicação da profissional de cinema. Vale lembrar que o filme está disponível para os assinantes da Netflix.

A cerimônia com os resultados acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

ANÚNCIO

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui