Jena Malone fala sobre vilã de Antebellum: “terrivelmente cruel”

Jena Malone é Elizabeth em Antebellum (Imagem: Divulgação/ Lionsgate)

Lançado nos Estados Unidos na última sexta-feira, 18 de setembro, Antebellum (“Escolhida”, no Brasil) é estrelado pela cantora e atriz Janelle Monáe (Estrelas Além do Tempo). No filme de suspense e mistério, a artista interpreta Veronica, uma autora que fica presa em dois períodos diferentes do tempo, sendo um deles uma época em que os negros ainda eram escravos. Nas duas ocasiões, a protagonista precisa lidar com Elizabeth, personagem de Jena Malone (‘Orgulho e Preconceito’, ‘Demônio de Neon’).

Em entrevista concedida à Entertainment Weekly, a intérprete da vilã compartilhou detalhes sobre a sua personagem, uma mulher supremacista terrivelmente cruel, e destacou os motivos que a fizeram aceitar o papel. “Para mim, Elizabeth foi a campeã das micro agressões no filme, como essa brutalidade cortante onde é como a morte em mil cortes”, a atriz disse. “Ela faz você se sentir tão mal. É o quão profundamente nos escondemos por trás do racismo micro agressivo e sistêmico, [a] opressão de, [e / ou] outras pessoas negras, e exatamente com o que as mulheres negras tiveram que lidar por tanto tempo. É tão intenso. As pessoas não percebem a brutalidade disso, visto que fica lado a lado com a tortura de escravos. É tão brutal à sua maneira, sabe? Eu senti que tinha que fazer isso parecer violento porque essas eram mais as brutalidades femininas. Aquilo era mais o legado feminino do dono da plantação, eram as micro agressões, o controle, a desumanização. Não foi [realmente] por violência física. Eu senti que quanto mais camadas eu pudesse colocar nisso, mais profundamente alguém entenderia por que isso é tão horrível, sabe?”.

Preferência por papéis desafiadores

Sobre o que a motivou fazer parte do longa, Malone disse: “Pareceu importante. Eu realmente não me assusto facilmente no sentido de assumir papéis que são percebidos como desafiadores. Tem um elemento que parece necessário para eu continuar empurrando nessa direção, só pelo meu próprio instrumento, mas também pelo meu próprio crescimento coletivo, sabe? Gostei muito do roteiro. Eu gosto de diretores de primeira viagem que realmente querem ir além da caixa, ultrapassar os limites, e eu realmente senti que Gerard e Chris estavam realmente empurrando todos os limites certos de todas as maneiras certas. Sinto-me feliz por fazer parte deste projeto. Acho que vai ser um filme muito importante”.

Além de Jena Malone e Janelle Monáe, o filme também conta com Marque Richardson, Kiersey Clemons, Eric Lange, Jack Huston, Tongayi Chirisa, Gabourey Sidibe, Robert Aramayo e Lily Cowles.

Com direção e roteiro de Gerard Bush e Christopher Renz, o suspense segue a autora e ativista Veronica Henley (Monáe), que precisa correr contra o tempo quando, inesperadamente, ela fica presa entre dois períodos distintos do tempo. Ela é transportada para uma intensa época da história dos Estados Unidos, onde os negros eram escravos. Veronica precisa desvendar o mistério e tentar um jeito de se libertar dos horrores.

No Brasil, Antebellum tem estreia prevista para 15 de outubro.

Assista ao teaser legendado:

Veja também o trailer final:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.