Em uma entrevista ao portal de notícias TV 247, o ator José de Abreu, de 76 anos, falou sobre a época da ditadura militar no Brasil, na qual ele foi preso. O famoso relembrou dos privilégios que tinha na prisão e que seus companheiros não tinham.
Em um episódio específico, quando o famoso foi preso pela segunda vez durante o AI-5, ele pontuou que teve sorte de não ser torturado por ser filho de um delegado.
Ator tinha alguns privilégios dentro da cadeia
Abreu relembrou ainda de uma outra vez que, detido no presídio Tiradentes, alguém gritou seu nome, e ele achou que iria ser levado para o DOPS para ser torturado. Portanto, a situação foi totalmente ao contrário.
“Aí chega o carcereiro: ‘quem é José Pereira de Abreu Júnior’… [Respondo]: ‘sou eu’… [O carcereiro]: ‘toma, sua mãe mandou’… Eram cinco frangos assados, três horas da manhã, o carcereiro esperou todo mundo ir dormir pra não dar colher de chá pro filho do delegado”, relembrou.
O ator não foi torturado fisicamente, mas sofreu tortura psicológica à distância, por causa do medo de sentir na pele os métodos que os militares aplicavam na época.
Ele, que se autoexilou por um tempo, lamentou ainda sobre notícias que chegavam na época sobre seus amigos torturados e, posteriormente, mortos. Inclusive, muitas pessoas nunca se achou o corpo. O momento era de apreensão, pois o ator pensava que um dia chegaria sua vez.
“Cada vez que um amigo, colega de classe, um amigo do bairro era preso pela ditadura, e começavam a chegar as notícias das barbaridades, óbvio que você introjetava isso em você: ‘amanhã vai ser eu, e aí será que eu resisto ao pau de arara ou ao choque? Ao que eu vou resistir mais? Como faz?'”, declarou.
Pra finalizar, Abreu afirmou que a ditadura fez coisas absurdas e que quem viveu e não sofreu nada é porque realmente não viveu a época, tendo uma vida alienada da realidade.
Karla é jornalista formada desde 2017, mas trabalha com entretenimento desde 2014. Tem 27 anos, mora em São Paulo capital e adora estar antenada nas redes sociais. Pode ser encontrada como @fannykyta no Instagram.