Lançamentos digitais serão considerados para o Oscar 2021

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas muda as regras para concorrer ao Oscar 2021 (Imagem: Reprodução)

Devido a pandemia do novo coronavírus, várias produções foram paralisadas, cinemas fechados, inúmeros filmes tiveram os lançamentos adiados. Por causa disso, surgiu a dúvida sobre como funcionará a maior premiação do cinema, o Oscar 2021. Pois bem, segundo informações da Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu flexibilizar algumas regras para concorrer à premiação, visando uma adaptação temporária por causa da situação que o planeta enfrena.

Agora, filmes lançados diretamente nas plataformas digitais passam a ser considerados na premiação. Anteriormente, para uma produção se qualificar, ela deveria ser exibida por pelo menos sete dias em salas de cinema. No entanto, não é simples a nova regra e não é qualquer filme que poderá disputar. Depois de uma reunião do comitê, a Academia decidiu que os longas lançados no streaming podem concorrer, mas para se qualificarem devem ter uma exibição em cinemas planejados. Esse é o caso daquelas produções que seriam lançadas normalmente, mas precisaram se adaptar por causa da pandemia.

“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema”, disseram em comunicado David Rubin e Dawn Hudson, presidente da Academia e diretor executivo, respectivamente. “Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia historicamente trágica da COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca”.

Apesar da flexibilização, as mudanças são temporárias. Quando os cinemas reabrirem, as regras antigas voltam a serem essenciais. Assim, os filmes precisarão passar por uma exibição de, no mínimo, sete dias nos cinemas.

Além disso, outras mudanças foram feitas durante a recente reunião. Um exemplo é a eliminação de uma categoria da premiação. As categorias Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som serão combinadas em um único prêmio.

A 93ª edição do Oscar acontece no dia 28 de fevereiro de 2021.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.

bostancı escort