Maestro Ennio Morricone morre aos 91 anos

Ennio Morricone (Foto: Divulgação)
Ennio Morricone (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (6) morreu aos 91 anos Ennio Morricone, músico que ficou conhecido por criar trilhas sonoras para grandes clássicos do cinema e da televisão. De acordo com o site Variety, o advogado do músico, Giorgio Asumma, relatou que o falecimento de Morricone ocorreu em uma clínica em Roma, onde foi levado logo após sofrer uma queda que causou uma fratura no quadril.

O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, prestou suas homenagens ao artista no Twitter: “Sempre lembraremos, com infinita gratidão, o gênio artístico do Maestro #EnnioMorricone. Isso nos fez sonhar, sentir-se animado, refletir, escrevendo notas memoráveis ​​que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema”.

Outros grandes nomes do cinema também prestaram suas homenagens para Ennio Morricone. Antonio Banderas publicou: “Com grande tristeza, damos adeus ao grande mestre do cinema. Sua música continuará a tocar na nossa memória. Descanse em paz”.

Edgar Wright escreveu: “Por onde começar a falar sobre o icônico compositor Ennio Morricone? Ele poderia tornar um filme mediano indispensável, um bom filme em arte e um ótimo filme em lenda. Ele não saiu som durante toda a minha vida. Que legado ele deixa para trás. Descanse em paz”.

“Durante a quarentena, assistimos um filme de noite em família. Mostrei às crianças Era uma Vez no Oeste, que os introduziu ao genial Ennio Morricone. Ontem mesmo nosso filho mais novo estava cantarolando a música do Cinema Paradiso enquanto desenhava um cartão de aniversário”, publicou Asif Kapadia.

Estima-se que Ennio Morricone criou cerca de 500 partituras ao longo de 50 anos, o que constitui um verdadeiro recorde para o cinema. Várias dessas músicas fizeram parte da trilha sonora de diversos clássicos do cinema como Três Homens em Conflito, Os Intocáveis, Era Uma Vez no Oeste e A Batalha de Argel. O maestro italiano também recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, inclusive o Oscar.