Mais inclusiva, Globoplay lança nova função de acessibilidade

Globoplay
Globoplay (Foto: Divulgação)

Já está disponível aos assinantes da Globoplay a função de closed caption, que permite incluir legendas em português em todas as cenas de atrações originais. A ideia é promover maior acessibilidade de deficientes auditivos à plataforma de streaming do Grupo Globo. A nova função passou a funcionar no final de julho.

Velho conhecido dos televisores, o closed caption na TV Globo permite que o telespectador inclua legendas em conteúdos como telejornais, novelas e programas diversos. A função costuma ser utilizada em ambientes fechados que precisam de silêncio ou tenham muita interferência sonora. 

Já disponível na série “Aruanas” e no documental “Sandy e Júnior: A História”, a função de closed caption também foi estendida aos documentários, séries e outras atrações originais do Globoplay. 

O serviço espera adicionar, em breve, a opção de áudio-descrição, que costuma ser mais detalhada do que o closed caption por incluir a descrição de informações de áudio de uma cena, não apenas suas falas.  

Para acessar o novo recurso, basta ir em legendas e escolher a opção português. A plataforma já informou que todos os títulos originais disponíveis no catálogo serão gradativamente atualizados com a nova função.

Cabe ressaltar que a Globoplay já contava com  esse sistema para todos os conteúdos da programação linear da emissora, podendo ser ativadas como telejornais, novelas e programas de variedade. Agora as legendas também estarão disponíveis para suas produções originais em séries e documentários.

Além disso, o Globoplay planeja melhorar em breve os recursos de legendas ocultas e também passar a oferecer a opção de audiodescrição, com comentários relevantes do áudio de um conteúdo.

Considerado uma das maiores plataformas de streaming do Brasil, o Globoplay traz como oferta o conteúdo que passa do gratuito e exclusivo para assinantes. São mais 840 títulos e cerca de 100 milhões de horas de consumo por mês. Além de programas e novelas produzidos pela Globo, o serviço conta com um mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.