Mark Hamill conta sobre seus trabalhos de dublagem em Guerra nas Estrelas

Mark Hamill (Foto: Divulgação)
Mark Hamill (Foto: Divulgação)

Recentemente foi revelado que Mark Hamill emprestou sua voz para droide EV-9D9 na primeira temporada de O Mandaloriano (The Mandalorian). Tal revelação foi feita através do documentário Disney Galley: The Mandalorian, onde foi relatado que o droide foi visto pela primeira vez em uma cena no palácio de Jabba, The Hutt, em Star Wars: O Retorno de Jedi. No seriado de Jon Favreau, o droide faz uma breve aparição como bartender de uma cantina de Mos Eisley, em Tatooine.

Quando a notícia começou a circular pelo Twitter, Mark Hamill compartilhou uma delas e revelou que já trabalhou como dublador em todos os filmes da franquia Star Wars, exceto nas prequels que foram lançadas entre 1999 e 2005.  Ele escreveu: “Agora que o segredo O Mandalorinao está revelado, também posso revelar que estou vocalmente representado em TODOS os filmes de SW, exceto nas Prequels. Graças a Matthe Wood por me usar em Rogue One, Solo & as sequências, então eu tenho linhas em #EpVII. Dica: procure partes interpretadas por Patrick Williams”.

Mark Hamill é conhecido por diversos trabalhos de dublagem, como o Coringa em Batman: A Série Animada, além de vários jogos de videogame. Seu trabalho como dublador já lhe garantiu muitos prêmios. A última vez que vimos Hamill atuando na franquia Guerra nas Estrelas foi em Star Wars: A Ascensão Skywalker, onde fez uma breve aparição como um fantasma da força e ajudou Rey (Daisy Ridley) em sua missão.

A franquia Guerra nas Estrelas é uma das maiores do cinema e foi criada por George Lucas. O primeiro filme, Star Wars: Uma Nova Esperança, lançado em 1977. A franquia se estendeu para série animadas, jogos de videogame, brinquedos, livros quadrinhos e série live action. A Ascensão Skywalker foi o último filme lançado e conseguiu arrecadar mais de US$ 1 bilhão em bilheteria, e já há rumores de novos projetos a caminho. Todos os filmes estão disponíveis no catálogo da Amazon Prime.