Mark Hamill pede desculpas após polêmica envolvendo J.K. Rowling

J.K Rowling (Youtube/Reprodução)

Anos depois de atingir o estrelado com a franquia Harry Potter, a autora J.K. Rowling tem se envolvido em uma série de polêmicas, especialmente junto à comunidade LGBTQ+. A última delas chegou até mesmo a atingir o astro Mark Hamill, o querido Luke Skywalker de Star Wars.

Mark usou seu perfil oficial no Twitter, no qual é bastante ativo e comenta sobre várias questões sociais, para explicar porque curtiu a mensagem na qual Rowling apoia uma cientista que foi demitida após comentários transfóbicos. “Ignorância não é desculpa, mas eu curti o tweet sem entender o que a última frase ou a hashtag significavam. Foram as primeiras 4 linhas que eu curti e não percebi que elas tinham uma conotação transfóbica.”, escreveu ele.

A mensagem em questão se refere à cientista Maya Forstater, que foi afastada do cargo que ocupava pelo governo de Londres após declarar que mulheres trans, mesmo possuindo o Certificado de Reconhecimento de Gênero (GRC), não deveriam ser reconhecidas como mulheres “de verdade”.

Vista-se como quiser. Chame-se do que você quiser. Durma com qualquer adulto que queira dormir com você. Viva sua vida da melhor maneira possível em paz e segurança. Mas forçar mulheres a sair do emprego porque elas acreditam que sexo é real? #euconcordocomMaya”, diz o tweet de Rowling.

Consequências

Obviamente o texto causou reações furiosas por parte dos internautas, tanto brasileiros quanto internacionais, assim como de organizações de proteção aos direitos LGBTQ+, que condenaram a autora por sua posição. Quem acompanha a britânica nas redes sociais e o fandom de HP como um todo sabe que essa não é a primeira vez que ela é criticada.

No passado, J.K assumiu publicamente que o diretor de Hogwarts Albus Dumbledore seria gay e teria vivido um “relacionamento amoroso e sexual” com o vilão Grindelwald, isso somente após ter sido indagada por fãs nas redes sociais e sem nunca ter dado qualquer pista da sexualidade do personagem nos livros ou filmes.

Com esses e outros comentários, Rowling infelizmente tem manchado cada vez mais sua imagem perante os fãs que a acompanharam durante anos. Hamill, por sua vez, foi aplaudido por ter assumido o erro e pedido desculpas. E a novela continua.

Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Críticas e notícias sobre o mundo do entretenimento.

bostancı escort