Marvel Comics disponibiliza HQs grátis de artistas e escritores negros

Coração de Ferro (Divulgação / Marvel Comics)
Coração de Ferro (Divulgação / Marvel Comics)

Até o fim do mês de junho a Marvel Comics disponibilizará várias HQs criadas por artistas e escritores negros. De acordo com um comunicado oficial da editora: “Vozes negras de criadores e personagens são uma parte entrelaçada a história da Marvel. Essas histórias em quadrinhos visam celebrar seus legados, desde décadas atrás ou mesmo este ano”.

As edições disponíveis contam com histórias antológicas focadas em heróis negros como a Marvel’s Voice, de 2020, Coração de Ferro, de 2018, Quem é o Pantera Negra, de 1998 e Deathlok, de 1991. As HQs podem, que estão em inglês, podem ser acessadas através do app Marvel Unlimited, que está disponível para Android e IOs. Clique em “Free Comics” na tela inicial e escolha as edições, não será necessária nenhuma informação de pagamento ou assinatura, basta selecionar a HQ e iniciar a leitura.

No Instagram, a editora publicou “Este mês, o Marvel Unlimited tem uma seleção digital gratuita de quadrinhos liderados por criadores negros, destacando o trabalho de incríveis escritores e artistas negros”.

O Pantera Negra foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Fantastic Four #52, de julho de 1966. Como é sabido, Pantera Negra é a identidade que o rei T’Challa usa para suas missões, os poderes do heróis vêm de um antigo ritual que é passado através de gerações, além disso ele conta com intelecto genial, treinamento físico rigoroso, habilidade em artes marciais, acesso a tecnologias avançadas e riqueza para combater seus inimigos.

Coração de Ferro é o nome usado por Riri Williams, a sucessora de Tony Stark. A jovem heroína de 15 anos foi criada por Brian Michael Bendis, Mike Deodato e Eve Ewing, e fez sua primeira aparição em Invincible Iron Man #7, de Maio de 2016. Com uma inteligência acima do normal, ela estuda em um faculdade de tecnologia dos EUA e criou sua própria versão da armadura do Homem de Ferro.

Deathlok é um anti-heróis cibernético que apareceu na Marvel nos anos 70. Atualmente há referências do personagem na série do Pantera Negra publicada na revista do Demolidor, do escritor Reg Hudlin.