X-Men (Imagem: Reprodução)

X-Men : A Série Animada, criada por Larry Houston e Frank Squillace, ficou conhecida por um enorme número de pessoas e se tornou um sucesso. Exibida originalmente entre 1992 e 1997, a produção contou com cinco temporadas e um total de 76 episódios. Para os fãs, a história sobre a equipe de heróis ficou muito marcada, assim como sua música de abertura. O fato é que agora a Marvel está sendo acusada de plágio justamente por causa dessa música.

Quem faz a acusação é o húngaro Zoltan Krisko, que a processa por violação de direitos autorais. Ele é administrador do patrimônio do compositor, já falecido, Gyorgy Vukan. A informação foi dada pelo TMZ, que também conta que o plágio seria de uma composição que Vukan fez para “Linda”, série de TV policial, famosa na Hungria quando foi exibida entre 1984 e 1991. De acordo com Krisko há elementos na música tema da animação dos X-Men que podem ser percebidos na canção de “Linda”.

Ron Wusserman, compositor da música de abertura do desenho, supostamente teria se reunido com produtores húngaros de TV, no período em que a série policial fazia mais sucesso no país. Isso é o que afirma Krisko, que deseja que a Marvel e seus parceiros envolvidos na produção reembolsem a família do compositor, com parte dos direitos autorais.

O administrador das propriedades de Vukan ainda afirma que a demora para o processo se deu porque ele nunca tinha escutado a música tema de X-Men: A Animação até 2017, quando foi que ele se deu conta e notou as semelhanças.

A Marvel não é a única a entrar no processo, Zoltan Krisko também processa as demais companhias que fazem parte da produção e distribuição da composição, como Apple, Amazon, Disney e Fox.

Confira as duas músicas e observe você mesmo se há alguma semelhança:

 

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui