Matrix: Diretor de fotografia detalha o que deu errado nas sequências

Keanu Reeves estrela a franquia Matrix (Imagem: Divulgação)

Lançado em 1999, Matrix foi um verdadeiro sucesso com seus efeitos visuais impressionantes para a época. Estrelado por Keanu Reeves, o filme de ficção cientifica das irmãs Lilly e Lana Wachowski ganhou duas sequências em 2003. Apesar de ser uma das franquias mais elogiadas e com inúmeros fãs por todo mundo, para o diretor de fotografia Bill Pope, as continuações deixaram a desejar em alguns pontos.

Durante participação no podcast Team Deakins [via indieWire], Pope destacou o que deu errado nas sequências. O diretor de fotografia revelou alguns problemas no set, que contribuíram para que os filmes não fossem como esperado. “Eu tenho um relacionamento complicado com os dois últimos. Tudo o que foi bom na primeira experiência não foi bom nas duas últimas”, afirmou. “As pessoas olhavam para você. Havia muita pressão. No meu coração, eu simplesmente não gostava delas. Eu achava que deveríamos ir em outra direção. Havia muito atrito, havia muitos problemas pessoais que apareceram na tela, para ser sincero com você. Não foi o meu momento mais elevado, nem o de qualquer outra pessoa. As irmãs Wachowskis leram este maldito livro de Stanley Kubrick que dizia: ‘Os atores não fazem performances naturais até que você use-os’. Quero desenterrar Stanley Kubrick e matá-lo.

Pope continuou: “Há algo em fazer uma sessão de fotos por longos 276 dias, que é entorpecente, e entorpece o filme”. Apesar de tudo, o diretor de fotografia guarda bons sentimentos em relação às irmãs Wachowski. “A imaginação delas exigia que eu fosse mais inteligente do que eu era. Adorei essa combinação, adorei trabalhar com elas”, acrescentou.

Bill Pope não retorna em Matrix 4. John Toll (‘Homem de Ferro 3’, ‘O Destino de Júpiter’) assume a direção de fotografia. O comando do quarto filme é de Lana Wachowskis, que também assina o roteiro junto com David Mitchell e Aleksandar Hemon, roteiristas que trabalhou com Wachoskis em Sense 8.

Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Jada Pinkett Smith reprisam seus personagens. Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), Yahya Abdul-Mateen II (Watchmen), Jonathan Groff (Glee), Jessica Henwick (Punho de Ferro), Toby Onwumere (Sense8), Brian J. Smith (Sense8), Max Riemelt (Sense8), Andrew Caldwell (Haunt), Ellen Hollman (Spartacus) e Eréndira Ibarra (Sense8) completam o elenco.

Matrix 4 tem estreia prevista para 1º de abril de 2022.

 

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.