Membro da equipe de Duna afirma que o filme pode ser o próximo Senhor dos Anéis

Timothée Chalamet estrela a nova adaptação de Duna (Imagem: Divulgação/ Warner Bros.)

Apesar de ainda não ter sido confirmado pela Warner Bros., a ideia de Denis Villeneuve (‘A Chegada’, ‘Blade Runner 2049’) é fazer mais de uma adaptação de Duna, clássico de literatura de ficção cientifica de de Frank Herbert. Por enquanto, o primeiro filme tem estreia prevista para dezembro e traz Timothée Chalamet no papel do protagonista Paul Atreides.

Para Tom Brown, membro da equipe da direção de arte do longa, a produção tem potencial para se igualar à franquia O Senhor dos Anéis. Lançado em 1965, o primeiro livro da série Duna de Herbert contou com cinco continuações, escritas pelo autor original. Já o filho do escritor, Brian Herbert, seguiu o caminho do pai e escreveu inúmeros outros livros ligados ao universo da série. Assim, material base não faltará para Villeneuve, caso a história faça sucesso e a Warner dê sinal verde para uma franquia.

Durante conversa com KIDS FIRST! Film Critics no YouTube, Brown destacou a qualidade do material e do trabalho do diretor. “Acho que o que [o diretor] Denis Villeneuve está fazendo é o que se chama de uma versão seminal dessa história. Eu não acho que será superado, para ser totalmente honesto”, afirmou [via ComicBook.com]. “A escala absoluta disso vai ser assustadora. Mas acho que será extremamente especial. Ouvi no jornal outro dia que eles estão olhando para o novo Senhor dos Anéis e acredito firmemente nisso. Eu acho que vai se transformar nesse tipo de filme, realmente”.

Tom Brown acrescentou, destacando o design da adaptação em comparação com outros longas: “A melhor coisa sobre isso é que é muito realista. Não se parece com nada que eles tenham visto antes. A atitude que Denis e [o designer de produção] Patrice [Vermette tomaram] foi: o que aconteceria se essas coisas pudessem realmente voar? Ao contrário de muitas naves espaciais que simplesmente decolam e voam, elas têm um realismo incrível. Embora algumas das espaçonaves sejam do tamanho de arranha-céus, outras são veículos de dois lugares”.

Além de comandar, Villeneuve também assina o roteiro ao lado de Eric Roth (Forrest Gump) e Jon Spaihts (Passageiros). O filme acompanha a jornada de Paul Atreides (Chalamet), filho de uma família nobre, que tem o destino de uma forma inimaginável. Junto com sua família, ele viaja para o perigoso e deserto Arrakis, planeta produtor de um recurso valioso e vital para a galáxia. Lá ele precisa proteger o bem, que desperta a ambição de diversas pessoas, para garantir o futuro de sua família e do povo.

Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Zendaya, Stellan Skarsgard, Josh Brolin, Charlotte Rampling, Jason Momoa, Javier Bardem, Dave Bautista e Chang Chen completam o elenco.

Duna tem estreia prevista para o dia 18 de dezembro de 2020.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.