Mesmo depois da estreia, Warner muda título de Aves de Rapina

Cena de Aves de Rapina (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa estreou no último fim de semana com números de bilheteria impressionantes, e apesar das críticas online, sua arrecadação até o momento nos Estados Unidos é de 33 de milhões de dólares, e está entre os valores mais baixos para filmes baseados em quadrinhos, ficando atrás apenas de Jonah Hex, filme de 2010, que conquistou apenas 5,4 milhão de dólares.

O título do longa pode estar influenciando negativamente, pois é pesado, e foneticamente mais longo que o comum. De acordo com o analista de bilheteria Jeff Bock, esse é sim um grande problema, e talvez um dos maiores culpados pela falha financeira do longa. Em entrevista à revista Variety, ele falou que um dos grandes erros de estratégia da Warner Bros foi não focar o nome do filme no retorno da anti-heróína, Arlequina, de Margot Robbie.

“O primeiro erro é não focar. Não nomear de Arlequina foi um grande erro de ignição”. O erro aparentemente óbvio fez com que algumas redes de cinemas norte-americanas renomeassem o filme em seu material de divulgação para Arlequina: Aves de Rapina, mas tudo a pedido da Warner Bros.

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa teve um orçamento de 85 milhões de dólares, o que significa que apenas no primeiro fim de semana de exibição ele já recuperou 39% dos custos de produção somente em solo estadunidense. O site We Got This Covered fez uma comparação com outro filme considerado mal-sucedido, Lanterna Verde, que custou 200 milhões de dólares para ser produzido, e em seu primeiro final de semana arrecadou 53 milhões de dólares, ou seja, recuperando menos de 27% de seu valor.

Outro filme considerado ruim, Mulher-Gato, custou 100 milhões de dólares, e recuperou apenas 14% ao garantir no fim de semana de estreia, faturamento de 13 milhões de dólares. Isso não configura que o filme seja necessariamente um fracasso, e está à frente por exemplo de Liga de Justiça, que recuperou pouco mais de 31% de seu investimento inicial de 300 milhões de dólares, ao arrecadar 93 milhões.