Momento confuso de Vingadores: Ultimato ganha explicação

Marvel Studios
Marvel Studios, responsável pela franquia Vingadores, que chegou ao fim em 2019 com o longa Vingadores: Ultimato (Imagem: Reprodução / YouTube – BRAMarvel)

Apesar da alta bilheteria e de todos os elogios à produção Vingadores: Ultimato, que chegou nos cinemas no ano passado, sob comando da dupla Anthony Russo e Joe Russo, o filme também foi questionado por muitos aspectos. Um deles, um momento confuso, com uma fala do personagem Máquina de Combate. Agora, o site Screen Rant, dedicado ao conteúdo de entretenimento, apresentou uma explicação para a fala do herói.

Depois de muitos questionamentos, saiu uma explicação. E o portal usou ma cena deletada de Vingadores: Era de Ultron para esclarecer o momento que soou como confuso para alguns fãs e espectadores mais assíduos dos trabalhos da Marvel e de toda a franquia dos Vingadores. A fala é “Vigiem os seus seis”, dita pelo Máquina do Tempo para Viúva Negra e o Gavião Arqueiro em uma das viagens dos Vingadores.

Segundo as informações do Screen Rant, a expressão diz respeito ao termo em inglês “Watch your six”, um jargão militar que serve para orientar os soldados a prestarem atenção em seus companheiros de combate. O número 6 seria o ponto cego de alguém, a partir de uma comparação com relógios de pulso. Curiosamente, a explicação é bem simples para a fala do Máquina de Combate.

O personagem havia dito a mesma coisa para Natasha Romanoff em uma cena deletada de Vingadores: Era de Ultron. Assim, em Vingadores: Ultimato, ele estaria fazendo referência à fala dita no outro filme. Entretanto, a cena foi deletada e, por isso, não houve associação direta e o momento acabou ficando confuso. Apesar disso, a frase poderia ter sido entendida apenas pelo cunho militar. Vale lembrar que não ocorreu nenhuma explicação oficial sobre esse momento, portanto, pode haver ainda outras associações.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.