Morre a lenda do cinema Hollywoodiano Kirk Douglas aos 103 anos

Kirk Douglas em Spartacus/Reprodução

Lendas de Hollywood são lendas por bons motivos, e o ator Kirk Douglas sem dúvida era uma das mais conhecidas, estimadas e respeitadas. A estrela de clássicos como Spartacus e Glória Feita de Sangue faleceu aos 103 anos.

Um dos últimos representantes da chamada Era de Ouro do cinema americano se despediu na quarta-feira (05) após uma longa carreira repleta de sucessos e uma família que seguiu seus passos na indústria, os filhos Michael, Joel, e Eric Douglas. Ele também deixa a esposa de 65 anos de casamento Anne Buydens.

Em comunicado à revista People, Michael declarou: “É com grande tristeza que eu e meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da era de ouro dos filmes, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas nas quais acreditada serviram como exemplo e inspiração para todos nós. Mas para mim e meus irmãos Joel e Peter ele era simplesmente Pai.

Outros títulos da carreira de Kirk incluem Sede de Viver, Assim Estava Escrito, Sua Última Façanha e 20.000 Léguas Submarinas. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por 3 vezes, eventualmente recebendo o troféu honorário pelo conjunto da obra em 1996. O ator também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, e várias outras homenagens dos sindicatos da indústria do cinema americana.

Social

Já seu trabalho filantrópico se estendia para a doação de grande quantias para ONGs que cuidavam da reabilitação de centros de recreação dos colégios públicos, além de bancar centros para mulheres de rua, pacientes com Alzheimer e crianças em situação de risco, e criar bolsas de estudo para colégios e faculdades.

Sua saúde começou a se deteriorar quando ele sofreu um sério derrame em 1996 que afetou, entre vários outros aspectos físicos, sua capacidade de fala. Ele então trabalhou com especialistas e conseguiu se recuperar em parte, aparecendo para receber sua homenagem no Oscar apenas 2 meses depois. Uma das suas últimas aparições públicas foi durante o Globo de Ouro em 2018 ao lado da nora Catherine Zeta-Jones.

Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Críticas e notícias sobre o mundo do entretenimento.