Morre o cineasta Fábio Barreto, diretor do filme Lula, o Filho do Brasil

Lula, o Filho do Brasil
Lula, o Filho do Brasil (2010), uma das produções do cineasta Fábio Barreto (Reprodução/YouTube – Downtown Filmes)

A semana foi de uma triste notícia para o meio artístico. Na quarta-feira (20), morreu o cineasta Fábio Barreto, famoso pela produção Lula, o Filho do Brasil (2010). Ele tinha 62 anos e estava em coma há 9 anos, desde que sofreu um acidente de carro em Botafogo, no Rio de Janeiro, quando capotou o veículo em que estava na noite do dia 19 de dezembro de 2009. A informação da morte foi confirmada pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde o diretor estava internado.

Em sua carreira, ele acumulou trabalhos importantes, como Bela Donna (2007) e O Quatrilho (1995). Este último, que rendeu ao cineasta uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e que se tornou um dos marcos da Retomada do Cinema no Brasil, compreendido como o período de 1992 a 2003. Vindo de uma família que atuava no meio artístico, ele era filho do cineasta Luiz Carlos Barreto e da produtora Lucy Barreto. Ele tinha dois irmãos, Bruno e Paula Barreto, também diretores de cinema.

O diretor deixa 4 filhos e também sua esposa, a atriz Déborah Kalume, que estava casada com o cineasta desde 2003. Após a confirmação da notícia da morte, o meio artístico ficou consternado. Por meio de sua conta oficial na rede social Instagram, a atriz Juliana Baroni, um dos nomes que se manifestaram e que trabalhou com o diretor em Lula, o Filho do Brasil, enviou uma mensagem de condolências à família e falou sobre sua relação com o cineasta.

“Fábio Barreto descansou hoje após 10 anos em coma. Ele era uma pessoa muito fácil de se conviver. Boa gente, bom diretor, doce e o set era de uma leveza rara e tudo acontecia. Quero deixar o meu amor a ele e deixar meu Amor aos que ficam”, disse a atriz, listando, em seguida, nomes da família do diretor. E completou: “Vocês foram guerreiros incansáveis durante todo esse tempo”.

Confira a publicação da atriz:

https://www.instagram.com/p/B5HGxw8AHwy/?utm_source=ig_web_copy_link

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.

bostancı escort