MTV toma atitude contra apresentador após postagens racistas em redes sociais

Alex Kompothecras em Siesta Key
Alex Kompothecras em Siesta Key (Reprodução)

Assim como outras emissoras a MTV não está disposta a aceitar o racismo dentro de suas instalações, e mesmo em seus programas, e informou em comunicado para a imprensa que iria cortar laços com um de seus apresentadores, demitindo-o na última terça-feira, 16 de junho. Alex Kompothecras, de 25 anos, estrela do programa foi afastado após proferir ofensas em uma rede social.

De acordo com o site US Weekly, o apresentador usou a palavra ‘nigger’ (uma gíria para negros, considerada extremamente ofensiva nos Estados Unidos), em um post que ressurgiu em seu Instagram, e em seguida, comentou em postagens de várias pessoas com palavras carregadas de preconceito racial. A estreia do programa no qual ele faz parte, o Siesta Key, aconteceu nesta terça-feira, mas ele não fez parte da estreia, já que o canal cortou suas imagens, e avisou que fará o possível para editar toda a temporada para minimizar sua presença na tela.

“Tomamos a decisão de cortar os laços com Alex e estamos editando a temporada atual para minimizar suas aparições. Ele não estará nas próximas temporadas de Siesta Key”, escreveu a empresa, também fazendo o mesmo comunicado em suas redes sociais.

A notícia chega uma semana depois que a MTV cortou laços com Dee Nguyen do The Challenge seguindo vários tweets ofensivos postados em meio aos protestos da Black Lives Matter. Desde então, ela se desculpou e a rede está atualmente editando também suas aparições no programa derivado The Challenge: Total Madness. No dia seguinte ao desligamento da moça, a MTV também demitiu Taylor Selfridge, da Teen Mom, por “declarações raciais anteriores feitas nas mídias sociais” segundo comunicado, que diz que “condena veementemente o racismo sistêmico e mantém os que levantam suas vozes contra a injustiça”.

Kompothecras, Nguyen e Selfridge não são os únicos astros da TV que perderam seus empregos recentemente por comportamento racista. No início deste mês, a Bravo demitiu Stassi Schroeder e Kristen Doute, de Vanderpump Rules por uma brincadeira racista, assim como Max Boyens e Brett Caprioni por causa de tweets antigos. Da mesma forma, a CW demitiu Hartley Sawyer, de The Flash, devido a inúmeros tweets racistas, homofóbicos e misóginos que ele fez antes de se juntar à série de super-heróis.