Mulan: Entenda por que o público pode boicotar novo live-action da Disney

Mulan
Liu Yifei como Mulan (Divulgação)

Artistas de Hollywood geralmente são instruídos a ficarem de fora de polêmicas, a fim de preservar sua imagem. Ao que parece a atriz Liu Yifei, protagonista do novo live-action da Disney, Mulan, precisa de uma boa consultoria. Seus novos comentários têm de tudo para causar uma grande dor de cabeça para o estúdio.

Liu, que é de descendência chinesa-americana, usou a plataforma de rede social Weibo, uma mistura de Instagram e Twitter, para dar sua opinião sobre os acontecimentos em Hong Kong envolvendo protestantes e a polícia, que tem agido com brutalidade desnecessária.

Os protestos, que acontecem há cerca de 4 meses, são contra uma lei que permitiria a criminosos serem extraditados para países com os quais a China não mantinha acordo anteriormente. “Eu apoio a polícia de Hong Kong, vocês podem me bater agora“, escreveu Yifei em chinês, e ainda: “Que vergonha para Hong Kong“, em inglês com a hashtag #eu também apoio a polícia de hong kong.

Reações à mensagem começaram imediatamente por parte dos que apoiam os protestos, chamando a atenção da Disney para o fato de que o rosto do novo “Mulan” apoia a brutalidade policial.

As críticas deram início ao movimento #BoycottMulan (Boicote Mulan) na internet, voltado para o lançamento do filme que acontece em março de 2020, já aderido por milhares de pessoas. Vários internautas mencionam a hipocrisia da atriz, vivendo em território americano, protegida por diversas leis, estar criticando o povo chinês que sofre pela falta de liberdade de expressão e um governo autoritário.

O que o público diz

@Disney como pode a sua empresa apoiar uma atriz chinesa que abertamente suporta um regime opressor?” falava um dos tweets, e também: “A protagonista Liu Yifei apoia a brutalidade da polícia de Hong Kong. Ela cospe na democracia, liberdade e nos direitos humanos”. Até o momento a Disney não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

 

Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Críticas e notícias sobre o mundo do entretenimento.

bostancı escort