Mulan
Mulan (Reprodução)

Quem imaginou que a ameaça de boicote contra a Disney por parte de manisfestantes chineses fosse apenas fogo de palha, se enganou. Novas informações dão conta de que os comentários da protagonista do live-action de Mulan, Liu Yifei, podem ter sérias consequências.

Há alguns dias, Liu usou as redes sociais para mostrar apoio à polícia de Hong Kong, que tem mostrado brutalidade excessiva contra os manifestantes que exigem mudanças no governo do país. Na plataforma Weibo, a atriz afirmou: “Eu apoio a polícia de Hong Kong, vocês podem me bater agora”, escreveu Yifei em chinês, e ainda: “Que vergonha para Hong Kong”, em inglês com a hashtag #eu também apoio a polícia de hong kong.

Os comentários acenderam a ira do público, que usou a internet, especialmente o Twitter, para criar a campanha #BoycottMulan (Boicote Mulan) e para criticar as palavras de Liu: “A protagonista Liu Yifei apoia a brutalidade da polícia de Hong Kong. Ela cospe na democracia, liberdade e nos direitos humanos”, acusou um internauta.

Como resultado, os manifestantes planejam uma ação em frente ao parque da Disney em Hong Kong, possivelmente já no próximo sábado, dia 24. Alguns temem, entretanto, que a localização do empreendimento, na remota ilha de Lantau, pode deixá-los encurralados e vulneráveis à prisão em massa.

Resposta

Segundo o The Hollywood Reporter, uma fonte próxima à Yifei declarou que a atriz está sendo usada como bode expiatório, já que diversas outras celebridades chinesas se pronunciaram favoravelmente ao governo, incluindo Jackie Chan e Tony Leung Ka-fai.

Até o momento o estúdio não se pronunciou oficialmente sobre as acusações, mas segundo especialistas, caso a polícia continue a reagir com extrema violência e a situação em volta do parque se torne caótica, a gigante do entretenimento pode ser forçada a tomar uma posição. Para eles, não é impensável que o lançamento de “Mulan”, previsto para março de 2020, possa ser adiado até que a situação seja resolvida ou os ânimos se acalmem. Vamos aguardar.

 

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui