Necessário e desconfortável: The Vow retrata seita sexual de Allison Mack

Allison Mack (Divulgação)
Allison Mack (Divulgação)

No ano passado, Allison Mack, conhecida por interpretar Chloe Sullivan na série Smallville, se declarou culpada por participar de um seita sexual conhecida como NXIVM. A seita foi iniciada por Keith Raniere, que contava com a ajuda de Mack para recrutar mulheres com a promessa de o grupo as ajudaria com o empoderamento. Contudo, essas mulheres acabavam entrando em um esquema de pirâmide e escravidas sexualmente, além de serem marcadas à ferro em suas áreas pélvicas.

No dia 23 de agosto deste ano, foi lançado pela HBO o documentário The Vow, dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer. A ideia do programa surgiu quando Noujaim  participou de um workshop de introdução da NXIVM. O documentário dividido em oito partes é necessário e desconfortável, e apresenta relatos de pessoas que abandoram o culto que prometia o crescimento pessoal e a felicidade.

O que estão dizendo sobre The Vow

No IMDB, The Vow conquistou a note 7,7 / 10, enquanto no Rotten Tomatoes atingiu 80 % de aprovação da crítica e 70 % de aprovação do público. Leia abaixo outros comentários sobre o documentário.

“The Vow deve inspirar conversas. Leva apenas alguns episódios para chegar lá” – Kristen Lopez, indieWire.

“O incrível acesso às histórias pessoais à medida que se desenrolavam provavelmente levou os diretores Jehane Noujaim e Karim Amer a errar no lado da inclusão, mas a natureza repetitiva e não editada da série na verdade diminui o impacto pretendido” – Brian Tallerico, RogerEbert.com.

“O que torna The Vow viciante é a descrição óbvia dos cineastas de uma vulnerabilidade muito comum na era moderna, que é a falta de satisfação, a fome da comunidade e uma necessidade profunda de levar uma vida com propósito e significado” – Melanie McFarland, Salon.com.

“The Vow, por outro lado, mergulha tão fundo neste mundo bizarro que se destaca da multidão. Mesmo estendido para nove capítulos, seu olhar imersivo em como os cultos podem florescer oferece, em termos de TV, um tipo diferente de manual para o sucesso” – Brian Lowry, CNN.com.

“O ritmo medido e o foco na exposição ao NXIVM fazem The Vow se arrastar ocasionalmente em seus episódios iniciais. Mas, à medida que essa saga em várias camadas se desenrola, essa abordagem se torna uma vantagem” – Jen Chaney, New York Magazine/Vulture.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.