Netflix toma decisão drástica e surpreende assinantes

Divulgação

Ao aproximar-se dos 200 milhões de assinantes globais, a Netflix já interrompeu o teste gratuito que foi iniciado no começo do mês nos Estados Unidos. A empresa de streaming emitiu uma nota informando que períodos de avaliação gratuitos já não se encontram mais disponíveis por lá.

“Mas você pode ainda realizar sua assinatura e aproveitar tudo que a Netflix tem a oferecer. Não há contratos, taxas de cancelamento nem compromisso. Você tem a liberdade de alterar seu plano ou cancelar online a qualquer momento se decidir que a Netflix não é para você”, disse a nota emitida.

Alguns conteúdos ainda estão disponíveis para usuários não assinantes. Mesmo sendo uma pequena parcela de todo o conteúdo da plataforma, alguns títulos como Bird Box e o episódio piloto de séries como Stranger Things estão postados em um site gratuito da Netflix desde o mês de agosto.

Na próxima semana o serviço de streaming deverá relatar seus ganhos trimestrais e fornecerá um registro de todo o globo atualizado de assinantes. No mês de julho, eles já estavam na casa dos 193 milhões globalmente falando.

O reino das avaliações gratuitas é sempre passível de adaptações e é um espaço em constante mudança nas plataformas de streaming sempre testando novos e diferentes modelos à medida que o mercado vai impondo suas necessidades.

A Disney havia autorizado um período de teste gratuito de 7 dias logo no período do lançamento do Disney+ em novembro do ano passado, porém já o interrompeu o serviço no mês de junho de 2020.

A WanerMedia da HBO Max teve também seu período de teste gratuito de uma semana bastante estável e acabou adicionando um desconto mensal de 3 dólares nos últimos meses. O streaming móvel iniciante Quibi chegou ao mercado na primavera trazendo um período de teste gratuito de 90 dias.

Resta agora esperar para saber se essa mudança afetará também os usuários aqui no Brasil.