Netflix lança categoria Black Lives Matter nos Estados Unidos

Tela da Categoria Vidas Negras Importam da Netflix Brasil
Tela da Categoria Vidas Negras Importam da Netflix Brasil (Reprodução)

Maior empresa de streaming do mundo, a Netflix deu mais um passo à frente das concorrentes, e lançou a categoria Black Lives Matter, dentro de sua plataforma. Algumas semanas após o início dos protestos nos Estados Unidos, a empresa mostrou que está antenada, e segue apoiando seus consumidores, em seus principais anseios.

A categoria reúne vários filmes, documentários, séries, e outros programas de televisão que podem ajudar os assinantes a entender melhor a experiência dos negros americanos na sociedade em que vivem. “Com o entendimento de que nosso compromisso com a verdadeira mudança sistêmica levará tempo – estamos começando destacando narrativas poderosas e complexas sobre a experiência negra”, disse a companhia em suas redes sociais.

As manifestações começaram depois que o segurança George Floyd, foi morto pela polícia em Minneapolis. A brutalidade chocou não só os presentes, mas também os que viram as imagens viralizadas pela internet, que mostravam um policial ajoelhando sobre o pescoço de Floyd, enquanto ele suplicava por ar.

“Quando dizemos ‘Black Lives Matter’, também queremos dizer ‘contar histórias de negros’”, afirmou a Netflix em comunicado no Twitter. “Com o entendimento de que nosso compromisso com a verdadeira mudança sistêmica levará tempo – estamos começando, destacando narrativas poderosas e complexas sobre a experiência negra”. A categoria Black Lives Matter da Netflix chega quase duas semanas depois que a empresa expressou seu apoio à comunidade negra em um comunicado, tornando-se uma das primeiras empresas de entretenimento e mídia a fazer isso.

“Calar é ser cúmplice. As vidas negras são importantes”, disse a Netflix em um tweet de 30 de maio, que acumulou mais de um milhão de curtidas. “Temos uma plataforma e temos o dever de divulgar nossos membros, funcionários, criadores e talentos negros.” Os títulos da coleção incluem Da 5 Bloods, Olhos Que Condenam, Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, Dear White People, Orange Is The New Black, Moonlight, entre outros. A categoria está disponível apenas na Netflix americana acessando em netflix.com/blacklivesmatter.

Na Netflix brasileira, a categoria existe com o nome de “Vidas Negras Importam”, e o streaming se pronunciou a este respeito: “Acreditamos que a Netflix pode impactar positiva e diretamente a vida das pessoas por meio das nossas histórias. A coleção Vidas Negras Importam fala sobre a injustiça racial e a experiência negra – e esperamos que o destaque desses títulos ajude a aumentar a empatia e a compreensão”.