
Maior empresa de streaming do mundo, a Netflix deu mais um passo à frente das concorrentes, e lançou a categoria Black Lives Matter, dentro de sua plataforma. Algumas semanas após o início dos protestos nos Estados Unidos, a empresa mostrou que está antenada, e segue apoiando seus consumidores, em seus principais anseios.
A categoria reúne vários filmes, documentários, séries, e outros programas de televisão que podem ajudar os assinantes a entender melhor a experiência dos negros americanos na sociedade em que vivem. “Com o entendimento de que nosso compromisso com a verdadeira mudança sistêmica levará tempo – estamos começando destacando narrativas poderosas e complexas sobre a experiência negra”, disse a companhia em suas redes sociais.
As manifestações começaram depois que o segurança George Floyd, foi morto pela polícia em Minneapolis. A brutalidade chocou não só os presentes, mas também os que viram as imagens viralizadas pela internet, que mostravam um policial ajoelhando sobre o pescoço de Floyd, enquanto ele suplicava por ar.
“Quando dizemos ‘Black Lives Matter’, também queremos dizer ‘contar histórias de negros’”, afirmou a Netflix em comunicado no Twitter. “Com o entendimento de que nosso compromisso com a verdadeira mudança sistêmica levará tempo – estamos começando, destacando narrativas poderosas e complexas sobre a experiência negra”. A categoria Black Lives Matter da Netflix chega quase duas semanas depois que a empresa expressou seu apoio à comunidade negra em um comunicado, tornando-se uma das primeiras empresas de entretenimento e mídia a fazer isso.
“Calar é ser cúmplice. As vidas negras são importantes”, disse a Netflix em um tweet de 30 de maio, que acumulou mais de um milhão de curtidas. “Temos uma plataforma e temos o dever de divulgar nossos membros, funcionários, criadores e talentos negros.” Os títulos da coleção incluem Da 5 Bloods, Olhos Que Condenam, Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, Dear White People, Orange Is The New Black, Moonlight, entre outros. A categoria está disponível apenas na Netflix americana acessando em netflix.com/blacklivesmatter.
Em destaque
Na Netflix brasileira, a categoria existe com o nome de “Vidas Negras Importam”, e o streaming se pronunciou a este respeito: “Acreditamos que a Netflix pode impactar positiva e diretamente a vida das pessoas por meio das nossas histórias. A coleção Vidas Negras Importam fala sobre a injustiça racial e a experiência negra – e esperamos que o destaque desses títulos ajude a aumentar a empatia e a compreensão”.