Netflix retira cena polêmica da série W/Bob and David

Cena de blackface em W/ Bob and David é retirada da Netflix (Imagem: Reprodução / Netflix)

A série de esquetes W/Bob and David foi retirada do catálogo da Netflix. A decisão do serviço de streaming ocorreu após diversas críticas pelo fato da produção mostrar um dos personagens fazendo blackface, que é uma prática considerada racista, em pintar o rosto de atores brancos com o intuito de representar uma pessoa negra.

O blackface no título aconteceu no terceiro capítulo, no qual o personagem interpretado pelo ator norte-americano David Cross, aparece com o rosto pintado. O esquete em questão se chamava Know Your Rights, conheça seus direitos em uma tradução livre. A cena polêmica mostrava o personagem tentando ensinar os seus direitos constitucionais, principalmente em conflitos com policiais.

David Cross e Bob Odenkirk, criadores de W/Bob and David, se pronunciaram sobre a decisão da Netflix, eles condenaram a decisão da empresa, e ainda defenderam o uso do blackface.

“Oi pessoal, a Netflix vai retirar um esquete de ‘W/ Bob and David’ por que o personagem ridículo e bobo que eu interpreto usa ‘blackface’ em certo momento. O ponto deste esquete era mostrar o quão absurdo era isso… bom, esta é a última chance de vocês decidirem por si mesmos”, relatou David Cross.

O criador da série deixou até mesmo um link para o esquete no Youtube, porém, ele foi bloqueado para a visualização pública.  

O principal problema do blackface, é que ele é geralmente usado para ridicularizar, ou ofender uma pessoa negra. A decisão da empresa veio após a onda de protestos que se estenderam por todos os Estados Unidos.

A revolta popular nos Estados Unidos, ocorreu após o assassinado por asfixia de George Floyd. Ele era um homem negro que acabou falecendo após um prática de estrangulamento por um policial branco em Minneapolis, no estado americano de Minnesota.