Netflix teve realmente muitos cancelamentos por causa de Cuties? Saiba

Mignonnes - Cuties
Mignonnes – Cuties (Reprodução)

O filme Cuties (que no Brasil foi batizado como Lindinhas, e em seu título original francês é Mignonnes) provocou uma grande polêmica ao ser anunciado pela Netflix no mês passado, levando inclusive sua diretora, a receber sérias ameaças através das redes sociais. Internautas inadvertidamente acusaram tanto os produtores do filme quanto a Netflix (que em nada teve a ver com sua produção), de sexualizar crianças, e fazendo uma campanha para que as pessoas cancelassem a assinatura do serviço de streaming. Um novo relatório, porém, deu conta de que os cancelamentos por este motivo, não foram tão longe.

O problema todo aconteceu porque ao anunciar o filme, a Netflix inicialmente usou uma foto em que as protagonistas que são pré-adolescentes aparecem vestidas em roupas de dança provocantes. A empresa porém agiu rápido, retirando aquela arte do ar, e colocando um cartaz semelhante ao que foi usado nos cinemas franceses em sua estreia, mas a situação já estava caótica à partir dali, pois sem sequer ter conhecido de que aquela era uma história que tentava criticar a sexualização de crianças, as pessoas protestaram nas redes sociais justamente acusando os realizadores disso. Isso fez com que a hashtag #CancelNetflix se tornasse Trend Topic no Twitter após o lançamento mundial do longa em 9 de setembro.

Gráfico de cancelamentos de assinaturas da Netflix
Gráfico de cancelamentos de assinaturas da Netflix (Reprodução/ 7 Data Park)

 

Segundo a empresa de pesquisas 7Park Data através da revista Variety, houve naquela semana uma escalada de cancelamentos sim, porém não se estendeu nem até a semana seguinte, e não foi em nada substancial para a base de assinantes totais do serviço.

Nos dias seguintes ao lançamento de Cuties na Netfliz, os cancelamentos chegaram a um pico cinco vezes maior do que o valor registrado no dia 01 de janeiro de 2019, que foi quando houve diversos cancelamentos. Uma semana depois, na sexta-feira, 18 de setembro, os cancelamentos diminuíram. Outra empresa, a YipitData, usou uma outra amostragem e descobriu que o dia 12 de setembro foi aquele concentrou o maior número de cancelamentos, cerca de oito vezes maior do que a média diária de agosto deste ano. Cuties conta a história de uma menina senegalesa de 11 anos que mora em Paris e luta para encontrar sua identidade, dividida entre as tradições muçulmanas de sua família e as tentativas de seu grupo de amigas de imitar a personalidade sexualizada de mulheres retratadas na cultura ocidental e mídias sociais.