Netflix toma atitude com assinantes que não utilizam o serviço

Netflix
Netflix (Imagem: Reprodução/Internet)

A Netflix deu um ultimato aos assinantes com pagamento em dia que não usurfruem do serviço. A empresa irá cancelar essas assinaturas “inativas” dentro de quatro meses, por isso, se você é daqueles que, por alguma razão, simplesmente não tem tempo de utilizar o serviço, mesmo pagando suas mensalidades, logo não terá mais que se preocupar com esse assunto.

“A última coisa que queremos é que as pessoas paguem por algo que não estão usando”, disse em nota a imprensa Eddy Wu, diretor de inovações da Netflix. “Então, começamos a perguntar a todos que não assistiram à Netflix no último ano se eles querem mesmo manter suas assinaturas. Esses clientes vão começar a receber e-mails ou notificações no celular”, explicou. 

Wu ainda afirmou que se os donos dessas contas quiserem voltar à plataforma podem retomar o contrato original. De acordo com a empresa, 0,5% do total de assinantes exibem esse comportamento. “Mas se você parou de assistir ao nosso catálogo há mais de dois anos e não confirmar que quer continuar assinando, vamos cancelar a sua assinatura automaticamente. Se quiser mudar de ideia, é fácil retomar o contrato antigo”, ponderou o executivo.

Numa carta enviada aos acionistas na quinta-feira (16), a Netflix comentou essa realidade: “Embora essa mudança afete um pouco nosso faturamento, acreditamos que medidas a favor do consumidor assim são a coisa certa para fazer e que os benefícios em longo prazo vão superar os custos de curto prazo. Em um mundo em que os clientes assinam muitos serviços, a pausa automática na cobrança depois de um período sem uso deveria ser a regra.”

Mesmo com os cancelamentos nestes contratos, a plataforma de streaming não tem do que reclamar. Isso porque a base de assinantes disparou entre abril e junho, justamente o período, no qual deu início a pandemia do coronavírus.