Netflix vai lançar recurso para exibir filmes aleatoriamente para os usuários

Netflix logo N
Netflix logo N (Reprodução)

Você é do tipo de pessoa que ao abrir a Netflix passa mais tempo escolhendo o que vai assistir do que propriamente assistindo? Então essa notícia pode te deixar muito feliz. Percebendo que pouco do seu conteúdo é assistido, mesmo constantemente investindo em séries originais, e filmes de outros estúdios em seu catálogo, a gigante do streaming resolveu testar uma nova funcionalidade: um botão Shuffle. O recurso ajudará usuários indecisos a assistirem mais conteúdo, que serão exibidos aleatoriamente.

Imagine que você acabou de assistir um filme ou série, e quer assistir outra coisa, mas não sabe o que exatamente. Agora, a empresa vai começar a rodar aleatoriamente outro título, com base nas suas preferências de usuário, com programas e séries semelhantes aos títulos que você já viu anteriormente ou que tenha salvado na opção ‘Minha lista’. Atualmente este recurso está sendo testado em alguns aparelhos.

“O objetivo do teste é tornar mais fácil para os membros encontrarem algo para assistir”, disse um porta-voz da Netflix. A empresa planeja usar as descobertas do teste para eventualmente lançar um recurso de “embaralhamento” permanentemente: “A esperança é produzir algo neste sentido de forma fixa” disse o representante.

Disponível mundialmente para uma parte da base de usuários da Netflix, o botão Shuffle Play aparece em um dos três lugares (ou nos três): abaixo da linha de perfil na tela de inicialização; na área outdoor da tela inicial do perfil de um usuário; ou na barra lateral do menu da TV. A função foi testada pela primeira vez em 2019 apenas no aplicativo voltado para celulares Android e apenas em alguns programas selecionados. A segunda rodada de testes iniciou no mês passado, com alguns usuários das redes sociais já percebendo a mudança.

Segundo sites especializados em tecnologia, a função é como um estímulo para o usuário consumir mais e mais conteúdo. A plataforma está sempre fazendo modificações, e já deu aos usuários a opção de eles desativarem alguns recursos como a pré-visualização do conteúdo que ela está sugerindo nos créditos de um filme.