Netflix vai perder muitas séries da Warner, incluindo Friends

O sucesso da Netflix resultou em uma bênção e uma maldição para essa empresa. Por um lado, é líder indiscutível do setor de streaming. Por outro lado, isso motivou a concorrência a criar os seus próprios serviços.

As produtoras que, no passado, não acreditavam que o streaming era o futuro, nesse momento se aproveita do formato, criando serviços para os seus filmes e séries que antes estavam na Netflix, por entenderem que o formato é mais lucrativo do que se imaginava. Por isso você está vendo o lançamento de tantos serviços de streaming no mercado.

Todo mundo quer a sua fatia do bolo, e a última a pegar a faca foi a AT&T, uma das mais importantes operadoras de comunicações nos Estados Unidos, e um dos maiores conglomerados do planeta. Ela é proprietária da Warner Media, que por sua vez tem uma quantidade absurda de subsidiárias: Warner Bros, HBO, DC Comics, New Line Cinema, Time Inc, entre outras.

 

 

Friends vai deixar a Netflix

 

 

A Warner Media é o terceiro maior conglomerado mediático do planeta, ficando atrás apenas da Comcast e da Disney. Logo, tem em suas mãos várias das licenças hoje utilizadas pela Netflix e outros serviços. Agora, a AT&T decidiu que a Warner Media vai retirar os conteúdos mais populares da Netflix e de outros serviços para utilizá-los como exclusivos no seu próprio serviço.

A empresa entende que não faz mais sentido essa história de compartilhar conteúdo, e o segredo está mesmo nos conteúdos exclusivos (algo que a própria Netflix previu bem antes de todo mundo). Com isso, os clássicos mais populares como Friends vão deixar a Netflix, e isso é uma perda tremenda para a plataforma que é a casa de Stranger Things.

Ainda que essa decisão não seja oficial, é esperado que a Warner lance o seu serviço de streaming abrigando os conteúdos de todas as suas propriedades. Não seria a primeira iniciativa da empresa nesse sentido, já que a Warner é proprietária da HBO e da DC Universe, e essa última plataforma também deve sofrer as consequências da chegada do novo serviço, já que muitas de suas séries ou vão mudar de casa ou serão canceladas.