Nomadland conquista o prêmio máximo do Festival de Veneza

Frances McDormand estrela Nomadland (Imagem: Divulgação)

Estrelado pela vencedora do Oscar Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime), o drama Nomadland garantiu o prêmio máximo do Festival de Veneza. Aclamado pela crítica, o longa de Chloé Zhao (‘Os Eternos’, ‘Domando o Destino’) foi o grande vencedor da premiação ao receber o prestigioso Leão de Ouro de melhor filme. O feito ainda é marcado pelo fato da diretora ser a primeira mulher em uma década a ganhar o prêmio máximo do festival.

Além de dirigir, Zhao também assina o roteiro do longa, que é baseado no livro de não-ficção “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century” de Jessica Bruder. A trama acompanha a aventura de Fern (McDormand), uma viúva na casa dos sessenta anos, que decide embarcar numa grande viagem a bordo de sua van pelo oeste americano como nômade moderna. Após sofrer um golpe e perder tudo durante a Grande Recessão, ela deixa a sua casa em Nevada e explora a vida fora da sociedade convencional.

Nomadland será lançado em 4 de dezembro de 2020 nos Estados Unidos.

Assista ao teaser:

A recepção a Nomadland

No Rotten Tomatoes, o elogiado drama já conta com as primeiras críticas, que destacam a atriz protagonista e sua personagem cheia de vida. Até o momento, são 35 avaliações e uma aprovação de 100%. O consenso afirma: “Um estudo de personagem poético sobre os esquecidos e oprimidos, Nomadland capta lindamente a inquietação deixada na esteira da Grande Recessão”.

Confira alguns comentários:

“[Um] retrato magro, triste e ricamente texturizado da vida nos arredores da América.” – AA Dowd, AV Club.

“No novo filme ardente da roteirista-diretora-editora-produtora Chloé Zhao, Frances McDormand interpreta Fern com uma ferocidade silenciosa, que no final das contas dá um soco no estômago com a sua performance.” – Barry Hertz, Globe and Mail.

“O lirismo melancólico de Nomadland é algo verdadeiramente especial, e essa maravilha silenciosa do filme merece sua atenção.” – Hannah Woodhead, Little White Lies.

“Nomadland de Chloé Zhao é um dos melhores filmes que você verá neste ano: simples, elegante e bonito, e construído em torno de uma atuação verdadeiramente notável de Frances McDormand.” – Norman Wilner, NOW Toronto.

“Nomadland é um filme lindo e lírico com outra atuação principal de destaque de Frances McDormand. O mais recente de Chloé Zhao é uma prova da beleza do meio-oeste americano e do valor de viver uma vida pouco ortodoxa.” – Joe Lipsett, Consequence of Sound.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.