Novelas? Notícias? Esportes? Saiba qual a próxima jogada da Netflix

Netflix logo N
Netflix não descarta investir em esporte  (Reprodução)

Enquanto empresas de streaming como Prime Video e Globoplay apostam na junção de canais, a Netflix quer seguir um outro caminho. Foi o que deu a entender Reed Hastings. O co-fundador da gigante do streaming disse que programas noturnos como talk shows não devem surgir no serviço, embora suas atenções estejam voltadas para conteúdos gerados pelo usuário e esportes.

Falando sobre seu livro, No Rules Rules: Netflix and the Culture of Reinvention – que narra sobre o dia a dia da empresa, que mudou a rotina de acesso ao entretenimento no mundo-  ele afirma  que empresa precisa contornar os custos para viabilizar transmissões esportivas, consideradas mais caras do que a produção de seus materiais originais.

Sinalizando que esportes podem fazer sentido para a Netflix em algum momento, Hastings disse para a revista Variety: “Não iremos entregar notícias, mas esportes, videogames, conteúdo gerado pelo usuário – se você pensar nas outras grandes categorias, um dia isso pode fazer sentido. Mas agora, [co-CEO e diretor de conteúdo Ted Sarandos] tem cada bilhão de dólares reservados para filmes maiores, séries maiores, animação, é claro… Pelo menos nos próximos dois anos, cada dólar de conteúdo já está comprometido”.

A renovação da Netflix

Após esse período de dois anos, pode ser que a Netflix queira realmente renovar sua abordagem. Se antes a Netflix concorria apenas com Hulu e Amazon nos Estados Unidos, e Globoplay no Brasil, agora ela precisa se preparar para ver todo o conteúdo de produtoras como Warner, Marvel, Disney, e Fox migrar para streamings próprios, como Disney+ (previsto para chegar ao Brasil em novembro), e HBO Max.

Nos Estados Unidos, nenhum destes novos streamings oferece a possibilidade de exibir esportes,embora o Disney+ conte com a opção de o assinante incluir ESPN pagando uma pequena quantia a mais. Vale lembrar que a Netflix era uma locadora de filmes tradicional e ao perceber a queda desse tipo de loja, começou a investir no streaming.