Novo vídeo mostra incríveis efeitos especiais de O Irlandês

O Irlandês (Divulgação)

O Irlandês não é apenas um sucesso de público, crítica, e mais uma obra prima do lendário Martin Scorsese, como também provou que quase qualquer coisa é possível hoje em dia no cinema com a ajuda de efeitos especiais e computação gráfica.

Um novo vídeo de 13 minutos divulgado pela Netflix mostra em detalhes o complicado – e caríssimo – processo de rejuvenescimento e envelhecimento dos personagens interpretados pelas estrelas Robert De Niro, Al Pacino, e Joe Pesci durante o período de 50 anos coberto pela trama. O milagre tecnológico é resultado do trabalho da empresa Industrial Light & Magic.

O mini documentário conta com várias entrevistas e comentários pra lá de interessantes, incluindo a criação de um tipo de câmera complexa específica para o filme. Isso porque normalmente são usados censores que se assemelham a bolas de golfe para capturar movimentos do rosto e do corpo, mas Scorsese não queria o elenco passasse por esse tipo de desconforto, então a ILM desenvolveu uma câmera especial com duas câmeras termais adicionais.

Isso permitiu a criação de referências 3D sem sombras para serem usadas pela equipe de VFX. O material é perfeito para quem se interessa por todos os aspectos técnicos da produção de cinema e tv, ou simplesmente para os curiosos. A Netflix Brasil não liberou uma versão legendada do vídeo, porém é possível acessar essa função diretamente pelas configurações do Youtube.

Nem tudo são flores

Apesar da ótima recepção, O Irlandês tem enfrentado alguns problemas desde o seu lançamento, conhecidamente acusações de que a história contada no filme não é 100% baseada em fatos reais. Recentemente o autor Jack Goldsmith, que lançou livros sobre o misterioso desaparecimento de Jimmy Hoffa (Pacino) e é enteado de Chuckie O’Brien, vivido no longa por Jesse Plemons, acusou o diretor de perpetuar mentiras.

Ele afirma que O’Brien não teve relação com a suposta morte do pai adotivo: “Martin Scorsese fez algo similar – não ao ouvir ilegalmente e publicar verdades humilhantes, como o FBI fez, mas ao usurpar a relação de Chuckie com Jimmy Hoffa, dando a para alguém e transmitindo mentiras”. O filme pode ser assistido com exclusividade na Netflix.

 

Cresceu vendo filmes ao invés de brincar na rua. Fã de ir ao cinema sozinha. Críticas e notícias sobre o mundo do entretenimento.

bostancı escort