O Caminho de Volta: Entenda motivo que levou filme a ter seu título alterado

Ben Affleck em O Caminho de Volta (Foto: Reprodução)

O novo filme de Ben Affleck, O Caminho de Volta (The Way Back) pode ainda não ser um sucesso de bilheterias, mas tem uma história interessante que se conecta à vida do ator. Seu personagem, Jack, é um ex-jogador de basquete, que na juventude acabou recusando uma bolsa de estudos numa universidade em que se dedicaria ao esporte, e anos depois se tornou um trabalhador da construção civil alcoólatra. Ele é chamado para treinar um grupo de jovens que sonha em jogar basquete enquanto luta contra suas próprias dificuldades, e tenta fazer com que a nova geração não cometa o mesmo erro que ele cometeu.

O fato curioso é que nem sempre o filme teve este nome. Quando entrou em produção pela primeira vez, o roteiro escrito por Brad Igelsby tinha o título de The Has-Been (algo como Teria Sido), mas quando a direção do filme começou a mudar, a Warner Bros acendeu o alerta vermelho ao dizer que o título tinha uma conotação muito pesada e negativa. A empresa alegou que parecia focar no passado de alguém sem esperança no futuro (o que faz todo o sentido com a temática do longa).

Foi escolhido então O Caminho de Volta, que segundo o estúdio parece ter mais a ver com uma pessoa disposta a olhar para a frente e recomeçar. Além do mais, a mudança de título conecta-se diretamente com Ben Affeck que revelou assim como o personagem ter problemas de alcoolismo desde a adolescência. Segundo ele, os problemas com a bebida, afetaram sua família e sua carreira em iguais proporções, e ele tratou de procurar tratamento antes de se dedicar à nova produção, pois tem lutado para ficar sóbrio todos os dias da última década.

A doença de Affleck inclusive afetou seu desempenho como Batman. Segundo o ator, existia um projeto para que ele protagonizasse um filme solo do homem morcego, mas foi aconselhado por uma pessoa próxima a desistir do projeto, pois ele não estava feliz, e corria o risco de continuar bebendo para compensar sua frustração.