O desafio de escrever uma sitcom ao longo de vários anos

Eu tenho que admirar o trabalho que Chuck Lorre entregou em The Big Bang Theory. A sitcom que chega ao fim depois de 12 anos foi uma sobrevivente por se manter viva em um formato que era considerado como extinto em uma era onde a TV abraçou os mockumentarys com toda a força.

Agora, para falar de longevidade em comédias, temos mesmo é que tirar o chapéu para os roteiristas de The Simpsons. Estão no ar há 30 anos, e mesmo que muitas vozes se manifestem contra a série, alegando que a sua genialidade acabou há muito tempo, a produção se mantém no ar, e isso deve continuar assim agora que a Disney é dona da franquia.

Escrever uma sitcom não é nada fácil. Manter uma sitcom no ar por muito tempo pode ser um desafio hercúleo, pois não se trata apenas de escrever boas piadas para bons episódios. É manter uma conexão com a realidade para envolver uma audiência que é cada vez mais exigente no conceito de fazer rir.

 

 

Fazer rir por muito tempo é missão para poucos

 

 

Hoje, se uma série consegue alcançar as cinco temporadas (e, formalmente, chegar na condição de syndication), já podemos considerar que a mesma cumpriu com o seu maior objetivo. Dependendo da produção, bastam esses cinco anos para ser lembrada por muito tempo. Na verdade, alcançar sete temporadas aumenta as chances daquela série ser um clássico (vide The Golden Girls, Friends, 30 Rock e tantas outras).

Porém, manter a qualidade do humor em uma sitcom é algo complexo. Até podemos pensar que a realidade e o cotidiano facilitam um pouco as coisas (ainda mais em países como o Brasil e Estados Unidos, onde a política é fonte de inspiração quase inesgotável), mas na prática, é preciso ter uma criatividade acima da média para escrever 18, 20 ou 22 episódios por ano que tem como objetivo final divertir as pessoas.

Por isso, Chuck Lorre, Matt Groening e outros tantos que conseguiram marcas expressivas com várias temporadas de uma mesma sitcom no ar merecem ser aplaudidos de pé como forma de nosso reconhecimento e admiração. É o tipo de tarefa que apenas um tipo de gênio incompreendido pela maioria consegue cumprir.

bostancı escort