O final de Star Wars: O Império Contra-Ataca foi alterado no último minuto

Cena de Star Wars: O Império Contra-Ataca (Reprodução / LucasFilm)
Cena de Star Wars: O Império Contra-Ataca (Reprodução / LucasFilm)

Star Wars: O Império Contra-Ataca completou 40 anos em 21 de maio, e a StarWars.com tem compartilhado muitas informações interessantes sobre a história da amada sequência (via Comic Book). O site oficial da franquia compartilhou diversas curiosidades sobre o longa metragem durante uma transmissão ao vivo da ILM intitulada “Empire at 40”. Uma das informações é que George Lucas e os vários cinemas enfrentaram algumas dificuldades pois o final de O Império Contra-Ataca foi mudado no último minuto.

“Ainda havia mudanças sendo feitas depois que Império estava nos cinemas, o que significava que os projecionistas precisavam secar as impressões”, escreveu StarWars.com. “Foi uma cena no hospital da nave que foi adicionada, quando Luke e Leia estavam na cama do hospital, você sabe, quando ele perdeu a mão”, lembrou Lorne Peterson, da ILM. De acordo com o relato, eles fizeram a mudança porque o público-teste estava confuso sobre onde a Millennium Falcon estava em relação à nave-hospital. Isso significa que algumas cópias foram enviadas para os cinemas ainda molhadas. “Os projecionistas acabaram tendo que usar um secador de cabelo e, como sai do rolo, eles precisam secá-lo”, acrescentou Phil Tippett, da ILM.

O StarWars.com ainda revelou que o final O Império Contra-Ataca foi mudado logo depois que filme chegou aos cinemas. George Lucas encontrou uma maneira de ajustar o final antes que o resto do mundo o visse. O filme estreou em 70 mm em mais de 100 cinemas em 21 de maio de 1980, com seu lançamento de 35 mm não acontecendo até 18 de junho. Na cena final em que Luke, Leia, C-3PO e R2-D2 estão na nave-hospital, enquanto Lando e Chewbacca estão no Millennium Falcon, O diretor achou que a geografia das sequências era confusa, como ocorreu naquele lançamento inicial em relação a onde todos os personagens estavam.

Lucas então entrou em contato com o editor do filme e a equipe do ILM para avisar que precisavam adicionar algumas fotos para ajudar a esclarecer a sequência antes que o filme fosse projetado. Você pode acessar o StarWars.com para ver todas as pequenas diferenças entre a versão inicial de 70 mm e as modificações feitas na versão de 35 mm.