O “modo aleatório” que a Netflix está testando… faz algum sentido?

A Netflix está buscando alternativas para se diferenciar da concorrência pesada no segmento de streaming, e pensa em adicionar um botão de exibição aleatória de episódios de séries, onde os seus assinantes poderão assistir a um episódio isolado das séries mais populares do serviço cuja seleção será uma obra do mero acaso.

A plataforma está testando o recurso no seu aplicativo para Android, e muitos já se perguntam se essa funcionalidade faz algum sentido, já que tudo o que a Netflix representa hoje se distancia da TV tradicional, e o modo aleatório a aproxima da mesmice do formato convencional mais do que nunca.

O botão estará disponível no menu da interface da Netflix, e é baseado na reprodução de um episódio qualquer dentro do catálogo de conteúdo, com uma escolha aleatória. Uma mecânica que choca também com o espírito de série episódica estabelecido na grande maioria das séries presentes no serviço.

 

 

Modo aleatório da Netflix não serve para todas as séries

 

 

Obviamente, existem séries que são completamente anti-episódicas, como Black Mirror, com capítulos que podem ser vistos soltos e sem co-relação nos efeitos práticos. Mas séries como Breaking Bad, Stranger Things e outras não fazem sentido algum com esse botão, pois a continuidade é fundamental para entender a história como um todo.

De novo: esse é um recurso experimental que a Netflix está testando, mas o histórico da tecnologia mostra que tais melhorias acabam chegando mais cedo ou mais tarde, exceto nos casos onde a rejeição da comunidade à proposta é enorme. De qualquer forma, penso que quem vai usar esse botão de aleatório será aquelas pessoas que não querem pensar muito no que escolher na hora de assistir uma série na plataforma.

Não é a primeira vez que a Netflix experimenta esse formato: em Love, Death and Robots, o serviço de streaming experimentou um sistema de visualização aleatória baseado em quatro padrões distintos. Veremos se o recurso chega ao consumidor final, mas o seu sucesso depende diretamente da boa acolhida dos usuários.

bostancı escort