Olivia Colman recebe prêmio no Festival de Cinema de Zurique

Olivia Colman e Anthony Hopkins estrelam The Father (Imagem: Divulgação)

Conhecida por suas elogiadas atuações em produções como A Favorita, The Crown e Fleabag, Olivia Colman é um dos destaques do Festival de Cinema de Zurique, que comemora a sua 16ª edição de 24 de setembro a 4 de outubro. Protagonista do vindouro drama The Father, que estrela junto com Anthony Hopkins, a vencedora do Oscar recebeu o Golden Eye Award, um dos reconhecimentos mais importantes do evento. A honra já foi dada, anteriormente, a Helen Hunt, John Malkovich, Jake Gyllenhaal, Andrew Garfield e Kristen Stewart, por exemplo.

“Olivia Colman é uma das atrizes de personagens mais emocionantes de sua geração. Ela é uma performer altamente versátil que incorpora seus personagens com grande profundidade”, o diretor artístico Christian Jungen disse [via zff]. “Nunca se vê a estrela quando ela está trabalhando, apenas a personagem. Depois de ter o privilégio de mostrar sua atuação vencedora do Oscar em A Favorita, estamos profundamente honrados em apresentá-la com o Golden Eye Award por suas realizações”.

Apresentado nos Festivais de Sundance, Toronto e, agora, Zurique, The Father tem direção de Florian Zeller (A Outra Mulher), autor da peça em que o longa se baseia, e roteiro de Zeller e Christopher Hampton (‘Desejo e Reparação’, ‘Ligações Perigosas’). O drama conta a história de Anthony (Hopkins), um patriarca rico que se recusa a receber a ajuda da sua filha, Anne (Colman), à medida que a velhice causa algumas limitações. Sofrendo demência, o homem começa a viver um caos emocional antes mesmo da sua iminente mudança para Paris. Na trama, Anthony está em declínio e aos poucos se perde em meio aos rostos conhecidos, que ficam a cada dia mais desconhecidos. O drama da família piora com a chegada de uma jovem enfermeira (Imogen Poots), que Anne contrata para ajudar a cuidar de seu pai.

Mark Gatiss, Rufus Sewell e Olivia Williams completam o elenco do filme.

“É muito comovente, muito bonito e Florian Zeller é um homem muito, muito inteligente. Para mim, é sempre o roteiro – tudo está lá. Chegou à minha casa e não consegui largá-lo. Eu não queria que ninguém mais fizesse esse papel!”, Colman disse durante o Festival de Zurique [via Variety].

A atriz acrescentou: “Anthony Hopkins está interpretando meu pai – não existe nada melhor do que isso. Tony e eu não somos um método. Estávamos apenas brincando um com o outro e é fácil reagir ao que ele está fazendo. Ele é exatamente o que você esperaria que ele fosse, ele tem inúmeras histórias brilhantes. Estávamos sentados fora do set uma vez e ele apenas se inclinou e disse: ‘Não temos sorte? A vida não é linda? ‘ Sua bondade com todos no set é linda de se ver e algo a se aspirar”.

The Father será lançado em 18 de dezembro nos Estados Unidos e em 8 de janeiro de 2021 no Reino Unido.

Assista ao trailer:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.