Oscar estuda fusão entre duas categorias para 2021

Oscar
Oscar (Imagem: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas responsável pelo Oscar revelou que deve realizar mudanças na cerimônia a partir de 2021. 

De acordo com informações do The Hollywood Reporter, a organização responsável pela premiação tem analisado a possibilidade de juntar as categorias, que agora receberia o titulo de “Best Sound for a Motion Picture” (“Melhor Som para um Filme”, em tradução livre).

A publicação teve acesso a nova informação a partir de um e-mail enviado pelos reguladores que analisam as indicações de som para o prêmio do cinema, Kevin Collier, Teri Dorman e Scott Millan. 

A mensagem informava aos membros da Academia de Som que a mudança proposta seria uma forma de evitar a sobreposição entre candidatos e vencedores nas duas categorias. 

Os reguladores, no entanto, afirmaram que a discussão é antiga. E o processo está em andamento há pelo menos três anos, que reivindicava a mudança nas categorias e que pedia o reexame das regras atuais. 

Apesar disso, os reguladores afirmaram que a decisão final sobre o assunto ainda não chegou a um consenso. “Nós somos, e sempre fomos, um ramo único claramente definido pelo que foi considerado disciplinas separadas, mas está se tornando mais evidente que as linhas que separavam nossas responsabilidades da trilha sonora geral de um filme estão ficando borradas…”

“As pessoas no comitê consideram que as mudanças na maneira como trabalhamos e a fusão de funções por meio do uso da tecnologia digital justificam essa mudança com o objetivo final de manter o reconhecimento de ambas as disciplinas (até 2 editores de som supervisores, 1 mixador de som de produção e até 3 regravadores), mas combinando-os sob uma faixa de premiação, que é ‘Melhor Som para um Filme’. Todo mundo que fez parte da discussão até agora sente que essa mudança nos dará mais unidade como comunidade e nos fortalecerá como ramo”, informou na mensagem.

Os cálculos que justificariam a sobreposição mostraram que pelo menos um filme foi indicado ao menos duas vezes, nas últimas treze edições. Já em 62% dos casos um mesmo filme ganhou nas duas categorias. Em outras 46% das situações, o mesmo profissional também figurou em duas categorias. 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.