Parente de personagem retratado em O Irlandês faz acusação contra Scorsese

O Irlandês
O Irlandês é o novo filme de Martin Scorsese, que já está disponível no catálogo do serviço de streaming norte-americano Netflix (Reprodução/YouTube – Netflix Brasil)

ATENÇÃO! Este texto contém spoilers!

Filme muito comentado nas últimas semanas e mais um sucesso do diretor Martin Scorsese, o longa O Irlandês esta passando por uma polêmica, envolvendo seu realizador. Por meio de uma carta envidada ao jornal The New York Times, um parente de um personagem retratado no filme fez uma acusação contra o cineasta, alegando que ele mentiu no enredo ao retratar uma parte da história de uma forma específica.

No filme, o desaparecimento do personagem Jimmy Hoffa é uma questão que dá muita discussão entre o público. Agora, Jack Goldsmith, autor de livros sobre o desaparecimento de Hoffa, enviou uma reação ao filme. O homem é enteado de Chuckie O’Brien (vivido no filme por Jesse Plemons), o filho adotivo de Hoffa (interpretado por Al Pacino) e que acaba, segundo o filme, tendo uma participação indireta na morte do pai.

Segundo Goldsmith, o FBI invadiu a privacidade de O’Brien de forma ilegal e o humilhou. Ele destacou que Martin Scorsese acabou por repetir esse envolvimento de O’Brien em O Irlandês. Entretanto, segundo Jack Goldsmith, isso foi explorado de forma distinta por Martin Scorsese. “Martin Scorsese fez algo similar – não ao ouvir ilegalmente e publicar verdades humilhantes, como o FBI fez, mas ao usurpar a relação de Chuckie com Jimmy Hoffa, dando a para alguém e transmitindo mentiras”, iniciou Goldsmith.

E ainda completou: “O efeito em Chuckie nos dois casos foi o mesmo. ‘Eu não tinha controle’, ele me disse recentemente. O controle da vida dele e a apresentação da vida dele para o mundo foram roubadas de forma que ele nunca vai reverter”. Em outro momento, na carta enviada ao TNYT, ele afirmou que o filme de Martin Scorsese “está longe da vida de Chuckie de formas significativas”.

Possui Mestrado em Comunicação e Graduação em Jornalismo. Pesquisa cultura pop e também trabalha com o tema.

bostancı escort