
Indicado ao Oscar 2020, na categoria Melhor Documentário, a produção da Netflix Democracia em Vertigem, que narra os últimos momentos do governo Dilma Rousseff, antes do Impeachment que tirou a presidente do poder em 2016, certamente encontra seus apologistas tanto quanto seus detratores no atual clima político brasileiro. O mais recente a se manifestar contra a produção foi o apresentador Pedro Bial, para quem o filme é uma “Ficção alucinante”.
“Eu dei muita risada”, disse o apresentador em conversa na Rádio Gaúcha. “Tira conclusão de que algo leva a outro sem a menor relação casual o filme vai contando as coisas num pé com bunda danado”, analisou.
As críticas de Bial geraram uma grande controvérsia na internet e o nome do jornalista ficou em primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter. Porém, as críticas de Bial foram além da tese do documentário e atingiram o aspecto técnico da produção. “Uma narração miada, insuportável, ela (Petra) fica chorando o filme inteiro”, disparou Bial sobre a voz da diretora do longa Petra Costa.
Bial ainda resumiu o documentário como: “Um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e o Lula é incrível”.
A diretora da produção Petra Costa costuma ser bem ativa no Twitter, em campanha pelo documentário no Oscar, a cineasta não comentou as críticas do apresentador.
Já a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) usou o seu perfil no Twitter e criticou o posicionamento do apresentador global sobre o filme. “Como se não bastasse a grosseria misógina e sexista de Bial contra Petra Costa, ao chamá-la de menina insegura em busca de aprovação dos pais, a candidata brasileira ao Oscar com o filme Democracia em Vertigem foi vítima de intolerável agressão oficial do governo Bolsonaro“, escreveu Dilma.
Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.