Perfeccionista, Nathalie Emmanuel aprendeu de verdade idioma de personagem em GoT

Game of Thrones
Missandei fez uma declaração que causou intriga nos telespectadores de “Game of Thrones” (Imagem: Divulgação/HBO)

Responsável por viver Missandei, melhor amiga de Daenerys em Game Of Thrones, Nathalie Emmanuel contou em entrevista à revista Vogue, que a amizade entre ela e Emilia Clarke não se restringiu à tela da TV, e que elas compartilharam uma enorme cumplicidade durante seu tempo de HBO, inclusive com a ‘khaleesi’ a defendendo nos bastidores. “Quando entrei para o elenco, ela já estava gravando ‘Game of Thrones’ há alguns anos, e estava definitivamente pronta para ter uma energia feminina ao seu lado. Por exemplo, na minha primeira temporada, meu figurino era muito revelador, e houve um incidente em que um ator coadjuvante fez um comentário sobre isso no set de filmagem – digo, que típico –, e Emilia prontamente me defendeu. O problema foi resolvido”, disse ela, já que na série elas precisavam lidar com uma equipe majoritariamente masculina.

A atriz contou que se empenhou muito para viver Missandei, inclusive chegando a aprender de verdade o idioma que ela dominava na série. “Depois que consegui o papel, fui completamente envolvida no assunto – especialmente quando se tratava de idiomas. Missandei é obviamente essa grande linguista, e eu me comprometi realmente a aprender valiriano – alto valiriano e baixo valiriano, que são tão diferentes quanto latim e italiano. David [J Peterson], que criou os idiomas para a série de TV, é um gênio absoluto. Às vezes, quando eu estava sendo muito obsessiva, os [criadores do programa] Dan [Weiss] e David [Benioff] diziam: ‘Nathalie, existe literalmente apenas uma pessoa no mundo que conhece esse idioma e só essa pessoa sabe se você está pronunciando corretamente’. E eu pensava: ‘Eu sei, mas ainda vou acertar’”.

Nathalie Emmanuel ainda diz que sua personagem era importante para manter a representatividade do programa: “Se um dia houver mais uma série no nível de ‘Game of Thrones’, a representatividade deve ser discutida desde o começo. Essa é uma conversa que eu costumava ter com Jacob [Anderson], que interpretava o Verme Cinzento, o único outro personagem não-branco importante na série. Sempre tivemos muita consciência sobre como fazer parte de ‘Game of Thrones’ importava para as pessoas. Isso nos fez ser muito protetores em relação à Missandei e ao Verme Cinzento”.