Peter Mayhew, ator que interpretou Chewbacca em Star Wars, faleceu aos 74 anos

A Millennium Falcon acabou de perder o seu melhor tripulante.

O ator Peter Mayhew, que interpretou por décadas o personagem Chewbacca nos filmes da franquia Star Wars, faleceu aos 74 anos em sua casa no Texas (EUA). Sua morte aconteceu no dia 30 de abril, mas a sua família só comunicou a notícia ontem (2) através da sua conta do Twitter.

O ator foi o homem por trás da máscara do Wookie por muito tempo. Sua interpretação perdura na trilogia original, no Episódio III e na nova trilogia (Episódios VII, VIII e IX). De fato, ele lutou de forma incansável para sair da cadeira de rodas onde estava prostrado para interpretar o personagem em O Despertar da Força.

Depois dessa interpretação, Mayhew decidiu abandonar em definitivo o personagem, que agora é feito por Joonas Suotamo, o seu dublê de corpo. O ator finlandês acabou sendo o Wooki oficial em Os Últimos Jedi, Solo: Uma História Star Wars e A Ascensão Skywalker.

Peter Mayhew teve uma série de problemas de saúde no passado: em 2013, passou por duas cirurgias de substituição de prótese de joelo, e em janeiro de 2015 foi hospitalizado com um crise de pneumonia. Em julho de 2018, voltou a se submeter a uma cirurgia de coluna para melhorar a sua mobilidade.

 

 

Por outro lado, Mayhew abraçou o lado positivo do seu personagem, e criou a Fundação Peter Mayhew, destinada a entregar recursos para famílias em situações de crise. A sua mais recente colaboração foi na entrega de alimentos e medicamentos para as crianças da Venezuela, como forma de ajuda humanitária.

A família anunciou que em 29 de junho vai acontecer uma missa e memorial no EmpireCon em Los Angeles, para uma despedida oficial com os seus fãs, e pede que, no lugar de presentes e flores para o ator, que sejam realizadas doações para a sua fundação, de modo que o seu legado continue.

Chewie… uma feliz viagem pela galáxia. Você vai fazer falta.

 

 

Via Variety