Poncho, do RBD, volta a expor abusos contratuais que sofreu na banda

Alfonso Herrera, o Poncho do RBD, que viveu o personagem Miguel na novela Rebelde (Televisa), decidiu não participar da turnê de retorno da banda. O ator mexicano ficou conhecido mundialmente nos anos 2000 graças ao seu trabalho na trama que marcou gerações.

Apesar de todo o sucesso da época, os integrante enfrentaram um suposto problema: o contrato abusivo imposto pelos empresários. O ator e cantor também não se importa mais em expor os acordos abusivos da época em que o conjunto estava na primeira fase de seu auge.

Poncho expõe contrato abusivo do RBD

Poncho voltou a denunciar as condições contratuais do RBD em recente entrevista ao jornal El Pais do México. O astro criticou a gestão financeira feita pelo canal Televisa e desejou que os seus colegas não voltem a passar por isso na fase Soy Rebelde Tour.

Na conversa com o veículo, o famoso explicou que a emissora de TV mexicana lucrava muito com a marca Rebelde entre 2004 e 2006, quando a trama foi exibida. Foram inúmeros produtos comercializados, mas a empresa não destinava qualquer parte do lucro das vendas para os artistas.

“Nós assinamos um contrato em que cedemos os direitos dos personagens, de suas imagens e, de tudo que foi explorado em termos de merchandising, não vimos um único centavo”, desabafou o mexicano.

Em outra parte do desabafo, Poncho disse que via o seu rosto e dos colegas da banda estampados em diversos produtos como biscoitos, sucos, chicletes, cadernos e outros. Apesar disso, criticou a Televisa por não ter sido justa com o contrato de trabalho, sem que isso fosse propriamente uma questão de dinheiro.

“Por exemplo, no show que fizemos no Coliseu de Los Angeles, para 63 mil pessoas, eles pagaram 18 mil pesos por isso [aproximadamente 5100 reais]”, revelou Alfonso Herrera. O mesmo ainda pediu para as pessoas prestarem atenção nos contratos que assinam.

Poncho optou em não participar do retorno do RBD por não achar justo o trabalho oferecido. Ele desejou felicidades aos seus colegas de banda pela nova fase, mas decidiu seguir os seus trabalhos individuais. Desde que o projeto voltou em 2020, após a pausa de 2008, o artista nunca participou de nenhum deles.

Veja mais ›