Por que Disney adiou Os Novos Mutantes e não adiou Viúva Negra?

Viúva Negra (Divulgação)

Velozes e Furiosos 9, Um Lugar Silencioso – Parte 2 e 007: Sem Tempo Para Morrer são apenas alguns dos filmes que tiveram seus lançamentos adiados por conta da pandemia envolvendo o novo coronavírus. A Disney apenas adiou a estreia de Os Novos Mutantes, filme do universo Marvel que estava sendo desenvolvido pela Fox antes da fusão entre as duas empresas, mas manteve a data de lançamento de Viúva Negra, para abril.

Viúva Negra oficialmente faz parte do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), e narra as aventuras pregressas, de Natasha Romanoff, vivida por Scarlett Johansson, vingadora que morreu se sacrificando em prol de todo o mundo no último filme Vingadores: Ultimato. Muitas notícias surgiram de que a Marvel Studios não estava preocupada com o filme da heroína, tanto é que segundo a estrela, a ideia foi discutida pela primeira vez em 2012, e só foi concretizada agora.

Mas este parece não ser o motivo pelo qual o filme teve sua data de estreia mantida. Enquanto Os Novos Mutantes é um filme completamente independente, sem ligação com nenhum outro, ou mesmo com uma continuação (o que levou seu diretor a limar na edição uma cena pós-crédito), Viúva Negra não. O longa faz parte de um planejado cronograma da Disney em torno de seus lançamentos sobretudo com o MCU se transformando em multiplataforma, com produtos Disney Plus.

Acontece que se a empresa mudar a data de Viúva Negra, precisará alterar todos os lançamentos posteriores do MCU tanto nos cinemas quanto no streaming, pois pode ser que detalhes de uma obra interfiram em outras. Parece que os executivos da Disney estão apenas aguardando um pouco mais para tomar a decisão de mudar o lançamento, mais perto de sua data divulgada anteriormente, e assim terem tempo de replanejar toda a agenda.