true-detective

Eu adoro True Detective. É uma das melhores séries de 2014, e com facilidade. Porém, qual a necessidade de um piloto com 60 minutos ou mais de duração? Tá, esse até que é um piloto que, de tão bom, passa rápido. Mas… e outros pilotos de são arrastados e intermináveis? Precisamos mesmo de um piloto tão longo?

Episódios de séries dramáticas possuem, em média, 42 minutos de duração (descartando os comerciais). É tempo mais que suficiente para contar um enredo bem amarrado, com as viradas e variantes necessárias (ou desejadas) para que a trama se desenvolva, mostrando os seus personagens e construindo uma estrutura para prender o público para o próximo episódio. Porém, algumas séries insistem em querer oferecer ao telespectador um “filme” de 70, 75 minutos de duração para mostrar o máximo de detalhes da trama e dos seus personagens.

Eu compreendo isso. Porém, em muitos casos, isso pode ser maçante. E pode criar o efeito inverso: afastar o espectador em potencial de uma produção que pode ser até bem intencionada, mas como contou a sua história em longos 68 minutos.

Entendo que isso é um fenômeno dos últimos 15 anos da TV norte-americana. A HBO introduziu isso muito bem em suas séries (principalmente The Sopranos), e os demais canais – que sonham em ser HBO, mesmo que já contem com identidades próprias definidas… beijo Showtime, AMC, FX… – aproveitaram essa tendência para suas produções.

Ok. Quando a série é uma True Detective, a gente vai numa boa. Mas… e quando a série nem é tudo isso? Eu já passei por uma tortura interminável de 1h26 minutos de um piloto terrível de ficção científica (não citarei nomes, mas é uma série do amado canal SyFy, onde um bicho que é uma mistura de urso com aranha gigante cai sempre para o mesmo lado, em um efeito visual horrendo), e eu simplesmente quis a morte vendo aquilo.

Será que os canais perderam o poder de síntese? Se esqueceram que é fundamental poder contar suas histórias iniciais durante o tempo necessário para que o telespectador não comece a desistir daquele piloto com o passar do tempo? Ou vamos viver em um mundo onde temos que ficar uma hora inteira na frente da TV para assimilar tudo aquilo que um roteirista quis nos passar?

E olha que em 20 minutos eu consigo produzir um post para o SpinOff. Ou seja, eu poderia aproveitar melhor esse tempo que os canais estão me roubando (de forma desnecessária na maioria dos casos).

Comentários

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui