Produção das sequências de Avatar são suspensas

Imagem conceitual do novo filme da franquia Avatar (Imagem: Divulgação)

Quando lançado em 2009, Avatar foi um sucesso. Agora o filme de ficção cientifica ganhará não apenas uma, mas quatro continuações. No entanto, a produção das sequências precisou ser paralisada na Nova Zelândia por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo o produtor Jon Landau, as gravações previstas para abril em Wellington serão adiadas. Já os trabalhos com efeitos visuais continuam. “Nós adiamos [a produção]. Tínhamos planos de ir na sexta-feira à noite com um grupo de pessoas, mas tomamos a decisão de adiar e continuar trabalhando aqui [em Los Angeles] e ir para lá um pouco mais tarde do que planejamos. Estamos no meio de uma crise global e não é sobre a indústria cinematográfica. Acredito que todos têm que fazer o que podem para achatar a curva do coronavírus”, disse o produtor ao New Zealand Herald.

Ainda não há previsão para a retomada as filmagens. Avatar 2 teve sua estreia adiada em um ano e está previsto para ser lançado em 17 de dezembro de 2021. Com a mudança, o terceiro filme chega aos cinemas em dezembro de 2023, o quarto em 2025 e o quinto em 2027.

Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Dileep Rao, CCH Pounder e Joel David Moore retornam e Cliff Curtis, Kate Winslet e Oona Chaplin são as novas adições do elenco.

 

Recorde de bilheterias

Antes da estreia de Vingadores: Ultimato, Avatar possuía a maior arrecadação de todos os tempos na história dos cinemas. Agora, o filme de ficção cientifica de James Cameron é o segundo colocado nesse ranking com US$ 2,79 bilhões nas bilheterias ao redor do mundo. Para Stephen Lang, interprete do Coronel Miles Quaritch, o próximo longa da franquia tem potencial para recuperar o primeiro lugar e quebrar mais um recorde.

Em entrevista ao The National, o ator se mostrou bastante otimista. “Estou trabalhando agora com uma tela muito mais ampla do que com o primeiro Avatar. Para mim, isso é extremamente gratificante e desafiador”, disse. O retorno do vilão no segundo filme é surpreendente, já que o personagem morreu no primeiro longa.

Sobre a sua volta, Lang disse ao Deadline: “[O diretor James Cameron] deu dicas para mim anos atrás, antes que as filmagens de ‘Avatar’ estivessem completas, que Quaritch teria um futuro. Eu posso ter aceitado isso com um pouco de receio, porque tínhamos bebido algumas cervejas. Pouco depois, o filme chegou aos cinemas e Jim mencionou mais uma vez que o Coronel iria voltar e, naquela época, sabia que Jim estava bem o bastante para saber do que estava falando”.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.